13 de junho de 2018

FESTA RELIGIOSA - CORPUS CHRISTI

Esta é uma atividade que foi realizada com os estudantes do 4º ano, no conteúdo: FESTAS RELIGIOSAS.

Objetivo: Reconhecer características de algumas festas religiosas populares do Brasil.
Conteúdo: Festas religiosas: – festas religiosas populares do Brasil.
Critérios de ensino-aprendizagem: Indica características de algumas festas religiosas populares do Brasil.

Iniciamos esta atividade assistindo o seguinte vídeo:



O  que é Corpus Christi?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Leia mais sobre o significado de eucaristia e Páscoa.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.


Este texto foi dado ao estudantes:

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto, chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 de junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca.
Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.


Logo depois os estudantes receberam imagens para confeccionarmos o tapete de Corpus Christi,





Este tapete ficou exposto no corredor, chão da escola.

4 comentários:

  1. Parabéns! Excelente material. Posso usar na minha aula de Ensino Religioso? Desde já, agradeço. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noêmia, tudo bem? Claro que pode usar sim. A ideia é essa compartilhar um pouco do que eu faço com todo carinho e sempre respeitando a diversidade já que, essa é uma das atividades referentes a Festas Religiosas.

      Excluir
    2. Aqui fiz a miniatura do tapete de Corpus Christi: https://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2019/10/festa-religiosa-corpus-christi.html?m=0

      Excluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!