Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


18 de janeiro de 2019

PROTEÇÃO, AMULETOS, MÁSCARAS

Exposição: Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses".





































MÁSCARA UTILIZADA EM UM DOS TEMPLOS BUDISTAS  - DA ÁSIA. 
Estas fotos foram tiradas na visita que os estudantes do 3º ano fizeram ao Museu Oscar Niemayer - MON - conhecido em Curitiba como o Museu do Olho, lá apreciamos a exposição: 
Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses". A visita foi realizada com monitoramento e os estudantes puderam fazer todas as perguntas quisessem. Foi uma tarde maravilhosa, repleta de conhecimento. Ao final da visita aconteceu a parte da oficina, onde os estudantes ao observarem a máscara budista que protege os templos poderia ser reproduzida ou ainda poderiam criar uma de acordo com o que tinham visto durante a visita. 

Todos foram  muito criativos e colocaram a criatividade para funcionar.






Como trabalhamos com as 4 matrizes da religiosidade brasileira, como mostrar que as outras 3 matrizes também tem suas formas de utilizar símbolos para sua proteção? 
Enviei uma pesquisa para casa onde a família teria que auxiliar seu (a) filho (a) em anotar que amuletos, símbolos, máscaras, enfim como as pessoas podem se sentir seguras e protegidas?

A partir deste momento dividimos a turma em 3 grupos e foram sorteados o que cada um iria fazer:
- máscaras africanas e máscaras indígenas: utilizadas para proteger o Lugar Sagrado e em muitos dos rituais;
- capelinhas construídas no alto das casas, com imagens de santos, Jesus.






Quer conhecer um pouco mais sobre a exposição, clique aqui: Museu Oscar Niemayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário