27 de fevereiro de 2019

"AULA INAUGURAL DE ENSINO RELIGIOSO"

Olá estamos iniciando mais um ano letivo e trago aqui uma atividade realizada do 1º ao 5º ano, claro que com as especificidade de cada ano.


Chamarei estas aulas de "Aula Inaugural de Ensino Religioso"(sugestão da professora que trabalha comigo no período contrário), até porque neste momento muitos dos estudantes não trouxeram ainda o caderno para realizar as atividades e ainda há muitos faltosos (uma minoria).

Resolvi trabalhar com o que é próximo da realidade dos estudantes, os emojis:





As cartas estão dispostas como se fosse um dominó e isto é proposital. Num primeiro momento é distribuído cada cartinha com dois emojis para cada estudante. Todos que receberam irão observar os emojis da cartinha e pensar em uma situação, ou o que lembram, ou sentem ao vê-la. A última deve ser a cartinha que tem as duas mãos juntas.

O estudante que pegar a cartinha de "festa" e falará algo sobre ela, mostrará a próxima que está com outro colega o mesmo falará sobre ela e mostrará o verso da sua carta e assim sucessivamente.

Ao final quando a última imagem for apresentada o estudante irá falar sobre ela e os demais poderão contribuir com o que sabem. Esta imagem irá abrir o BAÚ DO TESOURO DO ENSINO RELIGIOSO, este baú esta cheio de símbolos, objetos que fazem parte da das aulas, como: cruz, Buda, véu muçulmano, búzios, guias, maracá, caxixi, flauta indígena, xequere, rosário, japamala, máscara africana, quipá, entre outros.

Para os estudantes do 1º e 2º ano os objetos poderão ser apresentados e a professora poderá dizer que esses objetos farão parte das nossas aulas neste ano.

Para os estudantes de 3º ano poderá ser feito um feedback, eles poderão relembrar das aulas dos anos anteriores e poderão falar o que quiserem sobre os mesmos.

Para os 4º e 5º anos o último emoji, poderá ser mais explorado, com o significado de: amém, benção, namastê, oração, rezar. Ao dizer que somente este emoji abre o baú cada estudante poderá pegar o símbolo/objeto e falar algo sobre o mesmo. 

Esta atividade funcionará também como uma "avaliação diagnóstica".





Estudantes escolhendo o emoji.

Espero que  todos tenham um ótimo ano letivo de 2019!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Muito criativa aula! Eles irão adorar! Amei.Parabens !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Geralda, realmente as crianças gostaram bastante, uma forma diferente de iniciar as atividades!! Espero que aproveite a ideia!!!

      Excluir
  2. adorei teu trabalho, parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom!!! Esta atividade foi muito bem apreciada pelos estudantes. Eles amaram falar do emoji escolhido e está foi uma forma lúdica de iniciarmos as nossas atividades

      Excluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!