Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


1 de março de 2019

LUGARES SAGRADOS - 4º ano

LUGARES SAGRADOS  DO BRASIL


Objetivos: Reconhecer características de alguns Lugares Sagrados do Brasil.
Conteúdo:  Lugares sagrados: – lugares sagrados do Brasil (naturais e construídos).


Iniciando o ano letivo, 2019, como abordar os Lugares Sagrados? Desta vez resolvi começar a prtir de uma história em quadrinho que consta no Informativo nº 36 da ASSINTEC. 

Num primeiro momento mostrei somente o 1º slaid. 


Alguém sabe me dizer o que esta frase significa?

Muitas foram as respostas, até praça de alimentação do shopping foi cogitado. 

Perguntei: o que é uma praça, para que ela serve?

Lugar para :

descansar;
passear;
fazer exercício;
brincar;
dar comida aos pássaros;
é um espaço público;
tem igreja;
sentar;


Vamos então ao conceito, significado de praça:

1- espaço público, geralmente com assentos, correto,etc, destinado ao lazer e descanso.
2- espaço público, cercado de edifícios.
3- comunidade financeira e comercial de uma cidade.
4- em restaurantes e bares o conjunto de mesas servido por um garçon.
5- diz-se do militar que não tem graduação ou posto.

Fonte: PRAÇA 

Logo em seguida apresentei o próximo slaid, e voltei as definições e perguntei que praça estávamos falando?



Alguém sabe dizer em que Praça eles estão passeando?

Conversamos sobre os nomes dados as Praças e porque elas recebem estes nomes. 

Seguimos com os nossos slaids.









Fonte da imagem:  Informativo nº 36

Ao finalizarmos os slaids percebemos que, muitos dos símbolos estavam relacionados a alguns Lugares Sagrados. De posse destas informações entreguei imagens dos símbolos para que os estudantes pudessem visualizar melhor:


 


Após visualizarem, como estes estudantes já estão comigo desde a Educação Infantil com o trabalho com Literatura e 1º ano em diante com o ER, perguntei se eles sabiam que religiões estávamos falando.

Ilustramos os símbolos no quadro e fomos juntos completando as informações em relação ao símbolo e a religião:

Em seguida os questionei os estudantes, perguntando em que praça se passa a história que acabamos de ver? Foi citado o nome desta praça em algum momento? Será que exite apenas uma praça? 

Claro que a resposta foi negativa em relação a existência de uma única praça, a partir daí introduzi o que está sendo proposto no nos objetivos: Reconhecer características de alguns Lugares Sagrados do Brasil; para isso os estudantes levaram uma lição de casa:

Com o auxílio de seus familiares, pesquise os Lugares Sagrados do Brasil e traga para a próxima aula 2 imagens, pode ser de qualquer religião. Não é necessário colar no caderno, pois confeccionaremos um mural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário