OBJETIVOS: Conhecer alguns lugares sagrados existentes no contexto em que vive.
CONTEÚDO: lugares sagrados (naturais e construídos) da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
Muitas vezes nos perguntamos como iniciar os conteúdos de Ensino Religioso? como abordar o conteúdo Lugares Sagrados? Em espaços de vivência e referência?
Como estamos trabalhando com estudantes de 5 para 6 anos temos que levar este conteúdo da forma mais concreta possível, como fazer isso? Deixo aqui uma sugestão....
Leciono no mesmo bairro em que trabalho, é muito importante o/a professor/a conhecer o entorno e a comunidade religiosa. Mas se não conhecer é possível fazer uma pesquisa no Google. Lugares religiosos no bairro.....
E logo você terá as informações.
Bom fiz isso e claro que os lugares não contemplado acrescentei e juntamente com eles coloquei lugares que os estudantes frequentam, pelo menos em sua grande maioria, como: Unidade de Saúde, CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil, Mercado, Farmácia, Farol do Saber - para quem não conhece é uma especie de mini biblioteca pública, posto de gasolina, escola,
Até porque o nosso objetivo é: conhecer alguns lugares sagrados existentes na comunidade.
Aqui estão as imagens pesquisadas, para os estudantes, ampliei e plastifiquei para que este material possa "passar de mão em mão" e ser manejado por todos. Veja como ficaram estas imagens:
1 - Gráfica; 2 - Farol do Saber; 3 - Posto de Saúde; 4 - CMEI.
1 - Farmácia; 2 - Escola; 3 - Posto de gasolina; 4 - Salão do Reino.
1 - Igreja São Pedro; 2 - Igreja São José; 3 - Igreja Nossa Senhora das Dores; 4 - Igreja Universal do Reino de Deus.
1 - Igreja Santa Helena; 2 - Igreja Nossa Senhora das Dores; 3 - Igreja Universal do Reino de Deus; 4 - Igreja do Evangelho Quadrangular. 1 - Igreja Deus é amor e mercadinho do bairro; 2 - Igreja Carisma; 3 - Igreja Batista; 4 - Comunidade Apostólica Shekinah.
1- Assembleia de Deus; 2 - Congregação Cristã do Brasil; 3 - TUCO - Templo de Umbanda Casa de Ogum
É muito interessante verificar que os estudantes por si só começam a fazer a classificação do é religioso e do que não é religioso. Muitos já falam antes de escolher a imagem que o que estão vendo é uma igreja, templo, enfim o lugar sagrado que conhecem e o mesmo é feito com os lugares não sagrados.
Se o seu bairro contemplar somente uma ou duas matrizes religiosas (indígena, ocidental, africana e orienta) é importante que o/a professor/a traga as demais para contemplar e completar.
Se no espaço de vivência não possuir uma ou duas das matrizes religiosas o/a professor/a poderá expandir para o espaço cidade. Um pouco mais distante do meio em que o/a estudante reside porém estaremos falando do mesmo espaço de referência - cidade.
Estarei acrescentando a imagem da 1ª Aldeia Urbana Indígena que existe em minha cidade e imagens dos templos Hare Krishna e CEEB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva, para contemplar as 4 matrizes religiosas, visto que no entorno da escola contemplamos 2 matrizes.
ALDEIA URBANA KAKANÉ PORÃ |
Show!
ResponderExcluirQue bom que gostou, esta atividade foi realizada semana passada e finalizei esta semana.
Excluir