Objeto de conhecimento: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e
o nós.
Critério de ensino-aprendizagem: Identifica semelhanças e diferenças entre seus pares.
Iniciamos o ano letivo, como realizar uma dinâmica de trabalho para receber estes estudantes tão pequenos?
Como trabalhar de forma lúdica os conteúdos propostos pela BNCC?
Hoje iniciei as aulas de Ensino Religioso com os meus estudantes do 1º ano, e foi desta forma:
Todos os estudantes foram convidados a sentarem no chão em formato de círculo, em seguida apresentei 4 fichas que nos ajudariam a conhecermos melhor.
O que você gosta de comer? É doce ou é salgado?
O que te deixa feliz?
O que te deixa triste?
Do que você mais gosta de brincar e com quem?
Estas 4 fichas expressam alguma emoção, sentimento, algo que o/a estudante gosta de fazer.
Sentamos no chão e cada um dos estudantes se apresentou, disse seu nome e tirou uma das fichas do pacotinho. Foi muito legal, ver os olhinhos brilhantes dos estudantes em querer tirar uma das fichas. Após a 1ª rodada abri para que os estudantes pudessem falar sobre outras fichas.
Esta foi uma dinâmica de primeiro dia de aula que já aborda um dos conteúdos do plano curricular e da BNCC.
Estarei ministrando esta disciplina pela primeira vez, então as sugestões de atividades serão fundamentais pra mim.Gostri da ideia
ResponderExcluirOlá! profesora Adriana adorei sua ideia, obrigda por compartilhar.
ResponderExcluir