Sugestões de encaminhamentos com o livro Obax:
Logo no início é possível abordar a divisão do trabalho, a função de homens e mulheres na aldeia e trazer essa contação de história para os habilidades de Ensino Religioso:
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Na página 10 tem o seguinte trecho: "As histórias, como contam os contadores na África, são saradas. Mas algumas invenções da Obax eram demais. Todos riram."
Que histórias são essas?
Vamos encontrar na BNCC onde é possível trabalhar este livro?
(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
Após a leitura é possível levar para a sala de aula essas Histórias Sagradas, que no Ensino Religioso conhecemos como MITOS.
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O elefante ao se transforma no Baobá, árvore sagrada na África mostra que é possível acontecer a tão sonhada chuva de flores da Obax, o que é possível trabalhar com este trecho e com esta imagem?
Segue aqui o mito do Baobá: NUMA ÉPOCA EM QUE SE ADORAVA ÁRVORES…
Ele é o
símbolo da conexão entre o céu e a terra, é um símbolo natural. Que habilidades
podem ser trabalhadas?
(EF02ER05) Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de
distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.
Confeccionar com os estudantes o Baobá e questionar que outros
símbolos existem na Umbanda e no Candomblé? Ou levar para a sala de aula alguns
símbolos religiosos da matriz africana, como por exemplo: velas coloridas,
caxixi, pemba, guias, mini atabaques enfim, os símbolos que a professora
possuir e questionar os estudantes: o Baobá é um símbolo na África, temos no
Brasil árvores como está, mas será que há outros símbolos das religiões da
Umbanda e do Candomblé?
Você conhece esta história?
Gostei muitíssimo das ideias aqui contidas, material muito rico!! Parabéns a autora.
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