Olá, apresento hoje uma sugestão de atividade para trabalhar com o 4º ano no conteúdo Ritos e Rituais. Primeiro vamos ver como está descito na BNCC este conteúdo:
Este conteúdo está em: Manifestações religiosas
O objeto do conhecimento é: Ritos relgiosos
Habilidades a serem trabalhadas:
(EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF04ER02) Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.
(EF04ER03) Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos
(nascimento, casamento e morte).
(EF04ER04) Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos,
gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas.
Reconhecer
as características dos ritos e rituais mortuários e funerários.
Conhecer a função e
importância dos ritos e rituais de cura.
Conhecer
a existência e diferentes ritos e rituais de iniciação
Reconhecer
a importância de diferentes ritos e rituais de passagem
Caracterizar
ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento,
casamento e morte).
Como trabalho em uma escola municipal temos o nosso currículo e o mesmo passou por alterações para ficar em consonância com a BNCC.
Ele tem, além dos ítens descritos acima, os critérios de ensino-aprendizagem:
Identifica ritos presentes no cotidiano e espaços de vivencia
reconhecendo sua função em diferentes organizações religiosas das quatro
matrizes.Identifica ritos presentes no cotidiano e espaços de vivencia
reconhecendo sua função em diferentes organizações religiosas das quatro
matrizes.
Além das Expressões da Espiritualidade e dos ritos presentes no cotidiano que podem ser trabalhados juntamente com os demais ritos e rituais:
Rito de iniciação
Rito de passagem
Rito de cura
Rito mortuário e funerário
Para iniciar o trabalho que será realizado no 1º trimestre, começamos realizando uma pesquisa sobre o significado da palavra ROTINA.
Você sabe o que signfica esta palavra?
Os estudantes foram falando e as respostas foram anotadas no quadro, depois copiamos algumas das definições no caderno e eu passei uma definição que está no dicionário:
hábito de fazer as coisas do mesmo modo;
é a repetição diária das mesmas ações;
algo comum, que se repete sempre.
Logo depois cada um dos estudantes falou sobre a sua rotina, seja ela de um período, um momento em específico, da semana, do horário em que está na escola, do final de semana ou de um dia da semana. Enfim cada um pode neste momento falar um pouco de si e do que faz, de acordo com o objetivo proposto pela BNCC e currículo.
Este momento foi para uma aula só, pois as aulas duram 55 minutos. Seguem o restante da aula na próxima postagem.
irei aplicar em sala a sua sugestão. muito obrigado!
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirMuito obrigado por me fazer crescer
ResponderExcluir