7 de fevereiro de 2023

PRÁTICAS CELEBRATIVAS, FESTAS RELIGIOSAS E LUGARES DE PEREGRINAÇÃO: MATRIZ ORIENTAL

  CONTEÚDO:

Arquivo pessoal

Práticas celebrativas, festas religiosas e lugares de peregrinação

OBJETIVO:


• Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas das quatro matrizes.

• Reconhecer as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.
• Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, contemplando as quatro matrizes.
• Reconhecer locais de peregrinação existentes no Brasil.

 CRITÉRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Reconhece as diferenças das práticas celebrativas nas quatro matrizes.
• Identifica diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, reconhecendo que compõem as práticas celebrativas das diferentes religiões.
• Reconhece alguns espaços de peregrinação, compreendendo sua função.

Nesse encaminhamento trabalhei com os três conteúdos de forma simultânea, visto que, na religião tudo acontece o tempo todo e junto. A separação é meramente pedagógica, para facilitar e para que o/a professor/a possa se organizar em seu planejamento. 

             Iniciamos o conteúdo após trabalharmos os Lugares Sagrados e realizamos a proposta de juntos embarcarmos em uma grande viagem – uma peregrinação.

Montamos uma lista do que seria necessário levar.

Em seguida os estudantes decifraram a seguinte mensagem: Afinal, o que é PEREGRINAR?


Após conhecermos o significado dessa palavra iniciamos a construção do Passaporte do Peregrino:


Capa do nosso passaporte, onde após a visualizarem imagens de peregrinos da internet, cada um se desenhou como quis.

















Nosso passaporte era composto: Imagem do estudante peregrino, dados de identificação, ilustração do estudante, carimbo do polegar, lista dos itens a serem levados, Nome do local onde acontece a FESTA RELIGIOSA e a PRÁTICA RELIGIOSA. 


Faltavam poucas folhas em nosso passaporte para finalizar nossa viagem. Para que pudéssemos conhecer nosso último lugar levei para a sala de aula um vídeo pessoal que mostrava uma Festa Religiosa, uma Prática Religiosa e um Lugar de Peregrinação.


O que é possível observar nesse vídeo?

Conversar com os estudantes sobre a prática religiosa realizada, como

> vestes utilizadas,

> formas de se expressar, dança, cantos

> pessoas que participaram do momento

> verificação se há algum ato religioso. 

Em seguida, chamei a atenção para o momento em que um grupo de crianças banha uma imagem.


Para finalizar refletir com os estudantes como esse vídeo aborda os conteúdos trabalhos anteriormente, verificar e anotar no passaporte as informações referentes aos conteúdos trabalhados: Lugares de Peregrinação, sendo que , muitos adeptos se dirigem ao local; Práticas Religiosas, onde o “banhar o Buda” é o relembrar o seu nascimento e Festas Religiosas, onde os adeptos se reúnem com alegria para relembrar esse momento e pessoas que não fazem parte da religião podem apreciar, conhecer e respeitar o Sagrado do outro. 


Será colado o círculo mostrando o local onde ocorre a peregrinação e a festa e em seguida o retângulo apresentando a prática religiosa, com as devidas anotações no passaporte, conforme abaixo:


Em seguida finalizamos nosso mapa do Brasil:


Confira como esse encaminhamento foi realizado na
MATRIZ INDÍGENA:

MATRIZ AFRICANA:

MATRIZ OCIDENTAL:

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!