16 de abril de 2020

RITOS E RITUAIS - 4º ANO


Após a aula sobre  Ritos presentes no cotidiano, clique e você terá acesso a essa aula, vamos dar continuidade abordando os ritos e rituais que estão presentes na história do Rafael.

O que vamos trabalhar? Que objetivos vamos atingir? Vamos conhecê-los:
* Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.
* Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.  
* Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte). 
* Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas.
* Reconhecer as características dos ritos e rituais mortuários e funerários.
* Conhecer a função e importância dos ritos e rituais de cura.
* Conhecer a existência e diferentes ritos e rituais de iniciação
* Reconhecer a importância de diferentes ritos e rituais de passagem
* Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte).

Critérios de ensino-aprendizagem:
* Identifica ritos presentes no cotidiano e espaços de vivencia reconhecendo sua função em diferentes organizações religiosas das quatro matrizes. Identifica ritos presentes no cotidiano e espaços de vivencia reconhecendo sua função em diferentes organizações religiosas das quatro matrizes. 

Iniciamos a aula com a contação da história do Rafael e a medida que apresentamos os ritos vamos também apresentando as imagens correspondentes.(postas no decorrer do texto). Este trabalho foi feito por mim e pela professora, brilhante, autora do texto: Professora Jucieline.Muito origado pela autorizaçao da publicação.



A HISTÓRIA DE RAFAEL

Em uma cidade chamada Porto Alegre, no estado do rio grande do sul, nasceu um meniniho chamado Rafael, de pele clara e cabelos escuros, filho de produtores de suco de uva e vinho.
Logo que Rafael nasceu, seus pais escolheram um casal de amigos para batizarem o filho, tornando-se seus padrinhos.
Chegou o dia do batizado do Rafael, quando ele tinha apenas 3 meses. Sua madrinha foi antes do horário na casa do afilhado para vestir-lhe co uma roupinha branca e depois todos foram juntos para a igreja.
O padre fez a apresentação de Rafael para toda a igreja, depois de alguns rituais de bênçãos, o padre colocou água na cabecinha do bebê para simbolizar a purificação. Depois de ser batizado, a família de Rafael foi comemorar esse dia com um almoço.



Fonte: https://catholicus.org.br/conheca-5-coisas-sobre-o-batismo-catolico/

Rafael foi crescendo, participando da igreja católica, entrou na catequese e chegou a hora da sua 1ª comunhão. Esse é o dia em que a criança, mais ou menos com 10 anos, vai receber Jesus pela primeira vez através da eucaristia. Alguns dias antes as crianças passam pela confissão, que é uma conversa com o padre para contar-lhe seus erros. o padre então, perdoa os pecados em nome de Jesus e pede que a criança faca uma oração, e pede para que não erre mais. A missa de 1ª comunhão de Rafael foi muito linda e depois da missa seus familiares se reuniram para um almoço.



Fonte: https://istoe.com.br/98399_PRIMEIRA+COMUNHAO+PRECOCE/

Depois, de 5 anos de catequese, estudando muitas coisas sobre a vida de Jesus, Rafael então fez o crisma e novamente escolheu um padrinho para lhe acompanhar nesse rito que é feito pelo bispo da cidade.
Nessa cerimônia, o bispo faz um gesto e uma oração passando um pouquinho de óleo sagrado na testa do adolescente que está sendo crismado. O crisma é a confirmação do batismo.


Os anos foram se passando, Rafael se tornou um homem adulto, entrou para a faculdade, se formou em engenharia, pois ele adorava construir casas e prédios. Um belo dia, ele conheceu alguém muito especial, Clara. Eles se apaixonaram, namoraram e decidiram se casar. Prepararam tudo com muito carinho, convidaram parentes e amigos, planejaram até uma linda festa. No dia do casamento, clara estava usando vestido branco e Rafael um terno especial. Os dois estavam muito felizes! O padre fez uma missa com bênçãos para os noivos e para as alianças.



Fonte: http://www.dominantelivemusic.com/musicas-catolicas-para-casamento-sugestoes-para-cada-momento/

Rafael e clara viviam na mesma cidade de seus pais, em porto alegre, um lugar muito frio, tomavam bastante chimarrão, gostavam de fazer churrasco e música gaúcha.
A vida do casal era tranquila, até que resolveram ter um filho, então a rotina do casal ficou um pouco mais agitada, mas estavam mais felizes do que antes, porque filhos são bênçãos do senhor.
O filho cresceu, o casal foi envelhecendo e infelizmente um dia, Rafael ficou muito doente fraquinho, sua esposa chamou um padre para lhe abençoar e amenizar seu sofrimento dando-lhe a unção dos enfermos, em seguida Rafael faleceu.
A extrema unção é o sacramento católico que confere uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice.



Fonte: https://www.encontrocomcristo.com.br/papa-francisco-uncao-dos-enfermos/

Velaram Rafael com muita tristeza e no dia seguinte enterraram no cemitério municipal da cidade. Em sua lápide haviam escrito: Saudades eternas de sua esposa, filho e familiares.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Cemit%C3%A9rio#/media/Ficheiro:Cemiterio_prazeres.JPG


A igreja católica acredita que quando uma pessoa morre, ela vai para o céu ou para um lugar diferente (quando a pessoa era muito má aqui na terra)
Esperamos que Rafael esteja em um lugar lindo ao lado de deus e dos anjos lá no céu.
Autoria de Jucileine Malosti 

Como trabalhar essa história com os estudantes? Vamos lá!!!!

Após realizar a leitura, conversar com os estudantes sobre qual era o assunto abordado na história?
O que cada uma das imagens representa?
Vamos anotar o que aprendemos no quadro?



Quem já passou por alguns desses Ritos?
Alguns dos estudantes disseram que ainda serão batizados porque são de confissão evengélica;
Em seguida, cada um ganhou um caça-palavras buscando o nome dos ritos:




Cada uma irá colar em seu caderno e em seguida cada fará uma pesquisa sobre qual desses Ritos, o estudante e sua família já realizaram se forem cristãos. Se não forem cristãos quais são os Ritos que conhecem. 

Segue uma atividade avaliativa para saber se os estudantes fixaram a história do Rafael e entendeu quais foramos ritos reealizados na religião católica.






O jogo será realizado em dupla para avaliar os conhecimentos!!! Boa sorte!!! Clique no nome do jogo aqui embaixo!



                         Para jogar é necessário baixar o jogo em seu computador, 
clique no nome do jogo aqui embaixo:


HISTÓRIA DO RAFAEL PARA FOLEAR:


Logo os ritos de outras organizações religiosas, contemplando as demais matrizes religiosas: matriz africana, matriz indígena e matriz oriental.

4 comentários:

  1. Parabéns pela organização e criatividade.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá, como o 4º ano tem seu 1º trimestre, segundo a BNCC o conteúdo Ritos Religiosos, iniciei pelos ritos e rituais da matriz ocidental. Essa atividade aconteceu no início de 2020 mas tivemos que parar nossas atividades devido a pandemia mas o segundo material a ser utilizado já estava pronto, segue o link para que você acompanhe, juntamente com o jogo:

      http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2020/04/ritos-e-rituais-4-ano-budismo.html

      Excluir
    2. As outras duas matrizes: oriental e africana tanto o encaminhamento quanto o jogo estão sendo produzidos e logo serão postados no blog.

      Excluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!