6 de agosto de 2021

Ideias de divindades - 4º ano

Segue uma sugestão para o conteúdo: Ideias de divindades

Objetivo:  Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário, contemplando as quatro matrizes. • Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas das quatro matrizes.

👉 Iniciarei com o significado da palavra DIVINDADE.

Ser Sagrado, que provém de Deus ou a Ele se refere. Essência divina; o próprio Deus. O que serve de culto religioso, de acordo com as crenças que admitem mais de um Deus: a divindade da natureza. O que pode ser alvo de veneração: ela é uma divindade.

Fonte: https://www.dicio.com.br/divindade/

1 - Em seguida apresentar o seguinte textinho:

2 - Pinte no texto as palavras BUDA e DESPERTOU.

3 - Trabalhar o significado de ambas perguntando aos estudantes como eles definem essas duas palavras, para chegar ao significado, contar um brevemente a história do Príncipe Siddharta Gautama.

TEXTO PARA O/A PROFESSOR/AUm dia, ao sair do palácio, Siddharta teve contato com o sofrimento e a miséria. Foi então que resolveu isolar-se a fim de encontrar um método que pusesse fim ao sofrimento humano. Abandonou a vida mundana, tornando-se discípulo de respeitados ascetas. Anos depois, sozinho, aos 35 anos de idade, Siddhartha realizou sua própria natureza búdica e, consequentemente, compreendeu o sofrimento, sua causa, sua extinção e o meio para extingui-lo. 
Iluminado, passou a ser conhecido como Buda Sakyamuni e proferiu ensinamentos até os 80 anos, quando morreu.


4 - Em seguida explicar a importância que Siddharta Gautama teve ao se tornar  BUDA, ele não é um deus mas, uma divindade que deixou ensinamentos importantes que são vividos até os dias de hoje pelos adeptos da religião.

5 - Para finalizar entregar o quebra-cabeça dessa divindade:

Para fazer download do jogo clique aqui: https://1drv.ms/b/s!Aj8p85TOZfmNguQtrOE1PYMaAZSvcw?e=VCdvRv







6 - Outra divindade que pode ser trabalhada é Katsune:


TEXTO BASE PARA O/A PROFESSOR:

Inari é a deusa shinto da fertilidade, do arroz e das raposas. As raposas de Inari são completamente brancas e atuam como suas mensageiras. Inari geralmente é representado como um homem idoso, com uma longa barba, carregando um saco de arroz, seguido por duas raposas brancas, mas pode aparecer como uma mulher, carregando dois fardos de arroz ou montando uma raposa branca (myobu). Sempre há uma confusão em relação ao verdadeiro sexo de Inari; alguns veem Inari como um homem, outros como uma mulher, isso varia de acordo com a região e suas crenças regionais.

Inari é uma deidade popular no Japão, com templos localizados por todo o país. O principal santuário é o Santuário Fushimi Inari, em Fushimi, uma divisão da cidade de Kyoto, no Japão, onde a estrada que leva ao santuário é marcada com centenas de torii vermelhos (mais de mil), sinalizando o caminho acima e abaixo da montanha.

Outro símbolo são as estátuas de raposas, que sempre são decoradas com um avental (maekaki) vermelho. Dizem que antigamente, as pessoas colocavam este avental vermelho nas estátuas, quando iam pedir proteção aos seus filhos, pois a cor vermelha desagrada e afugenta o deus do Sarampo e da Varíola e o deus do Azar.

Essas estátuas freqüentemente eram confundidas como uma forma do próprio Inari. São feitas oferendas, no santuário, às mensageiras de Inari, as raposas, que incluem arroz, sake e outros alimentos, para acalmá-las e agradá-las. Mas acredita-se que o seu prato predileto seja o abura age (coalho de feijão frito), tanto que um tipo de sushi foi batizado em sua homenagem, o Inarizushi (saquinhos de abura-age, recheados com arroz de sushi e legumes). 

Fonte: https://site.aliancacultural.org.br/inari/

7 - Mostrar imagens de Inari e Katsune (raposa):

https://casadecha.wordpress.com/2009/08/10/kitsune/ 

https://casadecha.wordpress.com/2009/08/10/kitsune/


https://cacadoresdelendas.com.br/japao/inari-divindade-da-prosperidade-no-japao/


https://cacadoresdelendas.com.br/japao/inari-divindade-da-prosperidade-no-japao/

https://cacadoresdelendas.com.br/japao/inari-divindade-da-prosperidade-no-japao/


https://cacadoresdelendas.com.br/japao/inari-divindade-da-prosperidade-no-japao/


Katsune, a raposa é uma divindade do Xintoísmo, então é possível fazer uma dobradura dessa divindade e colar no caderno.
Assista ao vídeo em como fazer essa divindade - a raposa.


Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello


8 comentários:

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!