Trabalho na rede de educação pública e a turma do 4º ano foi contemplada pelo Programa Linhas do Conhecimento: Diversidade Religiosa.
Ritos religiosos de iniciação, passagem, cura e mortuários e funerários.
No decorrer da visita faremos os seguintes apontamentos: No decorre da visita orientada pelos estudantes serão realizados os apontamentos que sintetizam os conteúdos abordados.
E para finalizar: Na verdade a visita orientada servirá como uma conclusão dos conteúdos do 1º trimestre e servirão para o início do conteúdos práticas celebrativas, pois após a exploração dos lugares sagrados será possível verificar que no interior desses espaços é possível realizar práticas religiosas. Como por exemplo: as cerimônias no Templo Hare Krishna, a missa na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o ato religioso na árvore sagrada do Irokô e mostrar que antigamente os Guarani habitavam onde hoje é o Largo da Ordem e que nesse espaço tinha uma grande OPY - Casa de reza Guarani. Em seguida daremos início ao conteúdo Representações religiosas na arte.
Para iniciar o trabalho fizemos alguns jogos pedagógicos, segue aqui o modelo utilizado:
Regras do jogo:
Para determinar quem começa, cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Ao passarem pelas casas onde aparece um Lugar Sagrado deve pegar a ficha correspondente e fazer a leitura, se para em casas onde há um comando deve obedecê-los. Vence que finalizar o jogo:
Adaptado de: https://br.pinterest.com/lilian_monteiro/jogos-de-trilha/ |
Fonte das imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!