24 de agosto de 2022

Jogo pedagógico no Ensino Religioso - JOGO DO CAMINHO

  Trabalho na rede de educação pública e a turma do 4º ano foi contemplada pelo Programa Linhas do Conhecimento: Diversidade Religiosa. 


Como trabalhamos diversos objetos de conhecimento/conteúdos no 4º ano meu plano foi esse:

• Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos
• Caracterizar os espaços e territórios religiosos como locais de realização das
práticas celebrativas.
• Reconhecer os elementos simbólicos da arquitetura religiosa das quatro matrizes.
• Reconhecer que as organizações religiosas possuem diferentes formas de estrutura
hierárquica (liderança/personalidade), contemplando as quatro matrizes. 

Ritos religiosos de iniciação, passagem, cura e mortuários e funerários.

No decorrer da visita faremos os seguintes apontamentos: No decorre da visita orientada pelos estudantes serão realizados os apontamentos que sintetizam os conteúdos abordados.

E para finalizar: Na verdade a visita orientada servirá como uma conclusão dos conteúdos do 1º trimestre e servirão para o início do conteúdos práticas celebrativas, pois após a exploração dos lugares sagrados será possível verificar que no interior desses espaços é possível realizar práticas religiosas. Como por exemplo: as cerimônias no Templo Hare Krishna, a missa na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o ato religioso na árvore sagrada do Irokô e mostrar que antigamente os Guarani habitavam onde hoje é o Largo da Ordem e que nesse espaço tinha uma grande OPY - Casa de reza Guarani. Em seguida daremos início ao conteúdo Representações religiosas na arte.  

Para iniciar o trabalho fizemos alguns jogos pedagógicos, segue aqui o modelo utilizado:

Regras do jogo ( similar so jogo do Programa Roda roda - onde os peões são: uma ambulância, um carro de policia e um táxi):

O jogo será jogado com 4 estudantes que irão definir quem será o 1º, 2º, 3º 3 4º jogador. Após essa decisão o 1º jogador irá lançar um dado o qual contém os números 1 e 2 somente.  Ao lançar o dado o jogador deverá andar com o peão até a casa que se refere a quantidade. Se o peão ficar em uma casa onde tem um Lugar Sagrado o mesmo deverá ler na ficha a informação sobre esse lugar. Vence quem chegar ao topo: CHEGADA

 

Link para baixar as fichas sobre cada um dos Lugares Sagrados: https://1drv.ms/b/s!Aj8p85TOZfmNgvMcSSnqp8Td0GeJ6g?e=ltAYQr

Fonte das imagens:

Irokô: imagem pessoal
Mesquita Imam Ali ibn Abi Tálib https://www.fotografandocuritiba.com.br/2017/09/

2 comentários:

  1. Bom dia Adri, tudo bem? eua gostei bastante deste jogo, porém não encontrei as fichas. Pode me enviar por email? fagavelik@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiula, coloquei na postagem o link para que você possa baixar as fichas de cada um dos Lugares Sagrados do jogo.

      Excluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!