Trabalho na rede de educação pública e a turma do 4º ano foi contemplada pelo Programa Linhas do Conhecimento: Diversidade Religiosa.
Ritos religiosos de iniciação, passagem, cura e mortuários e funerários.
No decorrer da visita faremos os seguintes apontamentos: No decorre da visita orientada pelos estudantes serão realizados os apontamentos que sintetizam os conteúdos abordados.
E para finalizar: Na verdade a visita orientada servirá como uma conclusão dos conteúdos do 1º trimestre e servirão para o início do conteúdos práticas celebrativas, pois após a exploração dos lugares sagrados será possível verificar que no interior desses espaços é possível realizar práticas religiosas. Como por exemplo: as cerimônias no Templo Hare Krishna, a missa na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o ato religioso na árvore sagrada do Irokô e mostrar que antigamente os Guarani habitavam onde hoje é o Largo da Ordem e que nesse espaço tinha uma grande OPY - Casa de reza Guarani. Em seguida daremos início ao conteúdo Representações religiosas na arte.
Para iniciar o trabalho fizemos alguns jogos pedagógicos, segue aqui o modelo utilizado:
Regras do jogo:
No início do jogo cada jogador recebe um lugar religioso e recebe as 12 fichas do lugar correspondente. O jogador com as fichas referente ao seu Lugar Sagrado começa a partida colocando a primeira ficha e os jogadores se revezam colocando 1 ficha de cada vez. Para vencer, os jogadores devem colocar as fichas estrategicamente na base, de forma a formar uma sequência com as 4 fichas do seu Lugar Sagrado, ao mesmo tempo em que devem prestar atenção para bloquear as tentativas do oponente fazer o mesmo. O primeiro jogador que conseguir formar uma sequência de 4 peças é o vencedor e deverá fazer a leitura da ficha explicativa sobre o seu Lugar Sagrado.
Fichas:
Tabuleiros:
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