15 de março de 2023

ANCESTRALIDADE E TRADIÇÃO ORAL - MATRIZ AINDÍGENA

Segundo a BNCC de Ensino Religioso:

Na unidade temática Crenças religiosas e filosofias de vida, são tratados aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, particularmente sobre mitos, ideia(s) de divindade(s), crenças e doutrinas religiosas, tradições orais e escritas, ideias de imortalidade, princípios e valores éticos.

No conjunto das crenças e doutrinas religiosas encontram-se ideias de imortalidade (ancestralidade, reencarnação, ressurreição, transmigração, entre outras), que são norteadoras do sentido da vida dos seus seguidores. Essas informações oferecem aos sujeitos referenciais tanto para a vida terrena quanto para o pós-morte, cuja finalidade é direcionar condutas individuais e sociais, por meio de códigos éticos e morais. Tais códigos, em geral, definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido. Esses princípios éticos e morais atuam como balizadores de comportamento, tanto nos ritos como na vida social.


Objetivos:

• Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos  religiosos das quatro matrizes.

• Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro- brasileiras, entre outras. 

• Identificar o papel dos sábios e anciãos na  comunicação e preservação da tradição oral  das quatro matrizes.


Conteúdo:

• Ancestralidade e tradição oral.


Para iniciar o conteúdo, fiz a leitura do seguinte texto mas, cada vez que a palavra PAJÉ aparecia eu não a pronunciava, exemplo: Outra pessoa que cata piolhos na gente é o nananana... o nananana, no entanto, é mais sabido que todos os outros... O nananana é sempre um velho ou uma velha.



Conversamos sobre quem seria o personagem dessa história escrita por Daniel Munduruku do livro Catando piolho, contando histórias.

Em seguida fizemos algumas atividades:

Relembrar a leitura do texto do Daniel Munduruku - Pajé do livro Contando histórias, catando piolho, entregar para os estudantes o seguinte caça-palavras.

Nesse caça-palavras os estudantes irão procurar as palavras que se remetem a importância da ANCESTRALIDADE INDÍGENA.


ORALIDADE, PRESERVAÇÃO, RESPEITO, PAJÉ, CONVERSAR, CONHECIMENTO,  ANCESTRALIDADE, ENSINAR, HISTÓRIA.

Logo depois os estudantes escreveram em um balãozinho de fala qual é a importância do PAJÉ na aldeia. Pintaram a imagem de um PAJÉ.



Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello. 


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