Segundo a BNCC de Ensino Religioso:
Na unidade temática Crenças religiosas e filosofias de vida, são tratados aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, particularmente sobre mitos, ideia(s) de divindade(s), crenças e doutrinas religiosas, tradições orais e escritas, ideias de imortalidade, princípios e valores éticos.
No conjunto das crenças e doutrinas religiosas encontram-se ideias de imortalidade (ancestralidade, reencarnação, ressurreição, transmigração, entre outras), que são norteadoras do sentido da vida dos seus seguidores. Essas informações oferecem aos sujeitos referenciais tanto para a vida terrena quanto para o pós-morte, cuja finalidade é direcionar condutas individuais e sociais, por meio de códigos éticos e morais. Tais códigos, em geral, definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido. Esses princípios éticos e morais atuam como balizadores de comportamento, tanto nos ritos como na vida social.
Objetivos:
• Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos das quatro matrizes.
• Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro- brasileiras, entre outras.
• Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral das quatro matrizes.
Conteúdo:
• Ancestralidade e tradição oral.
Para iniciar a matriz africana fiz a leitura do seguinte texto:
Por que a
cobra muda de pele?
“No princípio a morte não existia. A morte vivia com Deus, e Deus não queria que a morte entrasse no mundo. Mas a morte tanto pediu que Deus acabou concordando em deixá-la partir.
Ao mesmo tempo fez Deus uma promessa ao homem: apesar de a morte ter recebido permissão para entrar no mundo, o Homem não morreria.
Além disso, Deus prometeu enviar ao homem peles novas, que ele e sua família poderiam vestir quando seus corpos envelhecessem.
Pôs Deus as peles novas num cesto e pediu ao cachorro para levá-las ao homem e sua família. No caminho, o cachorro começou a sentir fome. Felizmente, encontrou outros animais que estavam dando uma festa. Muito satisfeito com sua boa sorte, pode assim matar a fome.
Depois de haver comido fartamente, dirigiu-se a uma sombra e deitou-se para descansar. Então a esperta cobra aproximou-se dele e perguntou o que é que havia no cesto. O cachorro lhe disse o que havia no cesto e por que o estava levando para o homem. Minutos depois o cachorro caiu no
sono. Então a cobra, que ficara por perto a espreitá-lo, apanhou o cesto de peles novas e fugiu silenciosamente para o bosque.
Ao despertar, vendo que a cobra lhe roubara o cesto de peles, o cachorro correu até o homem e contou-lhe o que acontecera. O homem dirigiu-se a Deus e contou-lhe o ocorrido, exigindo que ele obrigasse a cobra a devolver-lhe as peles. Deus, porém, respondeu que não tomaria as peles da cobra, e por isso o homem passou a ter um ódio mortal à cobra, e sempre que a vê procura matá-la.
A cobra, por seu turno, sempre evitou o homem e sempre viveu sozinha. E, como ainda possui o cesto de peles fornecido por Deus, pode trocar a pele velha por outra nova.”
Fonte: https://www.culturagenial.com/contos-africanos-comentados/
Atividade: você sabe quem é responsável por passar, contar, esse conto para as futuras gerações no continente africano?
Vamos desvendar através das pistas para saber quem é essa pessoa?
Pedir par que os estudantes numerem de 1 a 5 e coloquem as letras solicitadas.
Fazer leitura e anotar somente o que está sendo solicitado.
1 - escreva a sétima letra do alfabeto;
2 - qual é a inicial da palavra registro?
3 - essa letra está no meio da palavra SAÍDA
4 - todas as pessoas que tem problema de visão usam, 1ª letra
5 - é um instrumento musical utilizado na percussão, __ AMBOR, 1ª letra.
GRIOT
Você conhece um GRIOT? Vamos
assisti o seguinte vídeo:
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