30 de março de 2023

RITOS E RITUAIS DE INICIAÇÃO - 4º ANO

Segundo a BNCC: Os rituais religiosos são geralmente realizados coletivamente em espaços e territórios sagrados (montanhas, mares, rios, florestas, templos, santuários, caminhos, entre outros), que se distinguem dos demais por seu caráter simbólico. Esses espaços constituem-se em lócus de apropriação simbólico-cultural, onde os diferentes sujeitos se relacionam, constroem, desenvolvem e vivenciam suas identidades religiosas.

UNIDADE TEMÁTICA: manifestações religiosas
OBJETO DE CONHECIMENTO: ritos religiosos
HABILIDADES: (EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e  comunitário.
(EF04ER02) Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.
(EF04ER03) Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte).
(EF04ER04) Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas.

Como no currículo da cidade de Curitiba esse objeto de conhecimento é trabalhado no 1º trimestre, há um tempo muito curto para que os estudantes tenham acesso a um conteúdo tão denso, intenso e siginificativo. 

Esse ano iniciei o trabalho com o RITO DE INICIAÇÃO, com a leitura de alguns ritos de algumas organizações religiosas.

Os estudantes da sala do 4º ano A, B e C foram divididos em pequenos grupos, com 3 a 4 integrantes, para que se reunissem e fizessem a leitura dos textos referentes aos ritos de iniciação nas diferentes religiões. O espaço da escola foi utilizado para que a leitura fosse realizada sem que não houvesse interferência de barulho.

OBS: os grupos eram mistos, com estudantes com uma leitura fluente e com uma leitura ainda em processo de construção. Nesse momento, alertei que nem todos os estudantes deveriam ler mas, todos deveriam ouvir. O grupo que precisasse de ajuda poderia me chamar. 




Após a leitura dos textos, fizemos as anotações: 
a) cada grupo deveria caracteriza o rito de iniciação;
b) qual religião referente ao rito do texto;
c) que rito é esse;

Os textos foram impressos em tamanho A3.





Em seguida os estudantes receberam uma pequena folha de papal almaço com os seguintes itens:

Religião                  /     Rito                   /  Características:

Os estudantes tinham a oportunidade de escrever uma /característica/informação cada um sobre o texto lido ou entrar em um consenso e escrever a mesma característica.

Ao retornar para a sala de aula, fizemos a leitura dos 4 textos e cada grupo leu as características anotadas na folha do grupo.

Conversamos sobre a importância desse rito para cada uma das religiões e os rituais que fazem parte do rito.

Ao fazer a leitura em um outro momento os estudantes compartilharam suas informações com os demais grupos e todos fizeram as anotações em uma nova ficha. Agora todos têm as informações do rito de iniciação das religiões trabalhadas.

Ao ter o relato, os estudantes deveriam relacionar as imagens há algumas das características contidas nas fichas:

 




Logo posto a imagem de como ficaram as fichas preenchidas pelos estudantes que aprenderam de forma lúdica, simples e também puderam dividir seu conhecimento com os demais colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!