9 de setembro de 2023

REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NA ARTE E NA CULTURA POPULAR.

Conteúdo: Representações religiosas na arte e representações religiosas na cultura popular.

Objetivo: Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pintura, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas das quatro matrizes.

• Identificar a presença de elementos religiosos na cultura popular (expressões, instrumentos, imagens, etc.).

Iniciamos nossa atividade através do seguinte vídeo:

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/09/27/tradicionais-esculturas-de-orixas-do-dique-do-tororo-em-salvador-sao-entregues-apos-reforma.ghtml

Conversar sobre as imagens que aparecem: as ESCULTURAS DOS ORIXÁS, são uma das formas artísticas pela qual a religião é representada.

Ao assisitir a reportagem é possível perceber também que esses momumentos têm seu reconhecimento internacionalmente. 

Após a conversa incial sobre o 1º vídeo passar esse 2º vídeo, que fala da importância do local para as pessoas adeptas do Candomblé.

Esse vídeo é anterior a reforma. (1º vídeo)


Após visualizarem o 2º vídeo, conversar: para quais pessoas esse lugar é especial? Como ele se torna especial? 

Existe outra escultura que você conheça que represente uma religião? Aqui os estudantes irão trazer suas experiências pessoais.

Entregar a imagem do Dique do Tororó e identificá-la corretamente.

Dique do Tororó da cidade de Salvador, no estado da Bahia, no Brasil, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Uma de suas principais características são as oito esculturas de orixás flutuando no espelho d'água. Elas foram instaladas em 1998 e são assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno. Representam os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã. 

A atividade a ser realizada, num primeiro momento, será sobre como cada uma das esculturas  é representada, sua cor, símbolos presentes utilizados nas mãos. 

Logo depois os estudantes irão colocar cada uma das imagens em seu respectivo lugar de acordo com a wxplicação - pista.


Se as pistas iniciais não forem o sufuciente, a/o professor/a poderá pesquisar algumas pistas extras que estejam presentes nas imagens dos orixás do Dique do Tororó.

http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com/2013/04/identificacao-dos-orixas-do-dique.html 

Veja como ficou nossa atividade: 






Nessa atividade e nesse conteúdo é muito importante ressaltar a sacralidade das esculturas do Dique do Tororó para a Cidade de Salvador, para os adeptos das religões de matriz africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!