9 de setembro de 2023

REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NA ARTE, REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NAS FESTAS POPYLARES E REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NA CULTURA POPULAR

 Conteúdo: Representações religiosas na arte, representações religiosas nas festas populares. e representações religiosas na cultura popular.

Objetivo: Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pintura, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas das quatro matrizes.

• Reconhecer representações religiosas em festas populares do Brasil e do mundo, contemplando as quatro matrizes.

• Identificar a presença de elementos religiosos na cultura popular (expressões, instrumentos, imagens, etc.).

Levar essa pintura, em tamanho ampliado ou entregar uma para cada estudante. 

http://sanbertini.blogspot.com/2009/10/102-sao-joao-60x80.html

Explorar: Qual momento está sendo retratado na pintura? - FESTA JUNINA. 
Que elementos mostram isso nessa pintura? 

Os estudantes irão elencar pelo menos 5 desses elemetos no caderno. Em seguida a professora fará uma lista com todos os elementos, cada um dos estudantes poderá falar 1 elemento.

Ao ver a PINTURA, e os ELEMENTOS por que  a Festa Junina é comemorada?

A Festa Junina é muito popular entre os brasileiros, sendo a segunda maior comemoração do ano, ficando atrás apenas do Carnaval. A celebração acontece desde o século XVII, após a chegada dos portugueses ao país. A festa que já era popular na Europa, foi aos poucos se intensificando no Brasil. (...)
A Festa Junina originou-se na Antiguidade – antes mesmo da Idade Média, pelos pagãos (politeístas, ou seja, adoravam mais de um Deus). O povo comemorava o solstício de verão (no hemisfério norte) e solstício de inverno (no hemisfério sul) no mês de junho em homenagem aos Deuses da natureza e da fertilidade, e as fogueiras faziam parte da tradição.
Com a Cristianização (processo de conversão ao cristianismo – crença de um único Deus, após evangelização Jesus Cristo) a Festa Junina sofreu algumas mudanças, considerando que a Igreja não conseguia acabar com sua popularidade.
O período de solstício coincidia com datas de comemoração aos santos da Igreja Cristã, como São João Batista (24 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho). A Igreja então, aderiu à festa atribuindo caráter religioso.
Texto para o/a professora.

Conversar com os estudantes sobre como cada uma das expressões referentes aos santos do mês de julho são conhecidas e utilizadas na cultura popular.

Hábito do bolo de Santo Antônio, achar a medalhinha, vai encontrar o casamento.

Mostrar algumas imagens de bolos de Santo Antônio como um arte a ser feita.

https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/eventos/bolo-de-santo-antonio-sera-vendido-com-drive-thru-e-tem-ate-sabor-chocolate/

As chaves do céu estão com São Pedro. Por que São Pedro tem a chave do céu?

As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu'.

Batista era só seis meses mais velho que Jesus e de acordo com historiadores, ele teria se tornado um profeta que anunciou Cristo como “Cordeiro de Deus''. Ele é conhecido na religião católica como “a voz que grita no deserto'' e é testemunha da Luz, que no caso é Jesus.

É muito comum a comemoração das Festas Juninas em diferentes lugares no Brasil devido a sua forma “cultural” de se apresentar. As festas juninas no Nordeste se apresentam atualmente mais como festas turísticas do que propriamente ditas como religiosas. Não que elas não aconteçam nos espaços religiosos.
Fazer as anotações no caderno:

As Festas surgem da comemoração de 3 dias de santos católicos. Entregar as imagens dos 3 santos católicos para que os estudantes colem no caderno:

Fonte das imagens:

Após entregar apresentar a seguinte música junina aos estudantes:


Letra da música (ouvir até  1 minuto e 33 segundos):

Eu pedi numa oração, Ao querido São João, Que me desse um matrimônio, São João disse que não ! São João disse que não ! Isto é lá com Santo Antônio ! 2x Implorei a São João, Desse ao menos um cartão, Que eu levava a Santo Antônio, São João ficou zangado, São João só dá cartão, Com direito a batizado. Implorei a São João, Desse ao menos um cartão, Que eu levava a Santo Antônio, Matrimônio ! Matrimônio ! Isso é lá com Santo Antônio ! São João não me atendendo, A São Pedro fui correndo, Nos portões do paraíso. Disse o velho num sorriso:
Nunca fui casamenteiro! São João não me atendendo, A São Pedro fui correndo, Nos portões do paraíso, Matrimônio! Matrimônio ! Isso é lá com Santo Antônio !... Lamartine Babo Intérpretes: Alfredo Del-Penho, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta

Anotar como cada um dos santos é conhecido popularmente. Os ditos populares referentes aos santos são:

13/06 - Santo Antônio - Ele é o santo casamenteiro;

24/06 - São João - Simbolismo da fogueira, onde Izabel avisou Maria de que estava grávida. Quem batizou Jesus. 

29/06 - São PedroEle é que tem as chaves do céu. 

Finalizar dizendo que a ARTE estava presente na pintura mas, que ao desenvolver o conteúdo foi possível ver a ARTE na música, na festa e nos ditos populares. 

Logo posto como ficou o registro no caderno dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!