1 de outubro de 2025

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS e a IA ( INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL)

Com as imagens a seguir é possível trabalhar os seguintes conteúdos nas aulas de Ensino Religioso. Com o auxílio da IA - Inteligência Artificial podemos criar imagens dos líderes religiosos e suas vestimentas, adereços. 

CONTEÚDO DO 1º ANO:


OBJETIVO: 

• Conhecer a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes

 CONTEÚDO:

• Organizações religiosas.

CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Reconhece a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.


CONTEÚDO DO 2º ANO:

OBJETIVOS:
• Reconhecer a diversidade religiosa presente na cidade de Curitiba, contemplando as quatro matizes, construindo seus referenciais de entendimento das diferenças.

 CONTEÚDO: 
• Organizações religiosas.

 CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
• Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano na cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.

CONTEÚDO DO 3º ANO:

OBJETIVOS:
• Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas, contemplando as quatro matrizes. 
• Caracterizar as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas. 

 CONTEÚDO:

• Indumentárias religiosas.

 CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Reconhece as indumentárias religiosas, relacionando a simbologia presente com as diferentes manifestações religiosas.

CONTEÚDOS DO 4º ANO:


OBJETIVOS:
• Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as quatro matrizes. 
• Reconhecer o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das organizações religiosas das quatro matrizes.
 
CONTEÚDO:
• Sagrado feminino.
• Atuação de homens e mulheres nas organizações religiosas. 
 
CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
• Reconhece a presença do feminino nas representações de divindades em diferentes culturas.
• Reconhece e identifica o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das organizações religiosas.

CONTEÚDO DO 5º ANO:

OBJETIVOS:
• Observar a atuação política, econômica e social de líderes das diferentes organizações religiosas das quatro matrizes.

 CONTEÚDO:
• Organizações religiosas do mundo.

 CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
• Percebe a atuação política, econômica e social de líderes religiosos, relacionando com a ideia de representatividade.








Logo posto as atividades realizadas com os estudantes utilizando as imagens dos líderes religiosos e o conteúdo trabalhado.

Também tenho um vídeo que auxilia o trabalho com o conteúdo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!