2 de novembro de 2012

ALTERIDADE 1° ANO


Para trabalhar com a alteridade no 1° ano utilizei o livro: Alteridade, culturas & tradições de Emerli Schögl, Edile M. F. Rodrigues e Sérgio Junqueira. Neste livro há muitas atividades para serem trabalhadas de forma que o aluno possa entender o  que é a alteridade.

No 1° trimestre deste ano realizei a seguinte atividade: Para atender o objetivo de reconhecer a importância da família na construção do conhecimento do transcendente.

Os alunos ouviram a música família do Titãs e assistiram a um vídeos que mostrava vários tipos de família, em seguida comecei a perguntar como é composta a família de cada um em sala de aula.

Após esta atividade os alunos desenharam a família como ela é. Em seguida levaram uma pesquisa para casa onde junto com a família deveriam escrever quais atividades a família pode realizar reunida.

☺ almoçar;
☺ ir ao cinema;
☺ passear;
☺ ir a missa;
☺ brincar;
☺ rezar e etc.


Realizamos esta pesquisa também para que a família anotasse se há a crença ou não no trascendente.


Após essas atividades foi realizada uma pesquisa junto com os pais do porquê da escolha do nome de seu filho (a). Devemos lembrar que o nome que recebemos ao nascer faz parte de nossa identidade.

Quando os alunos trouxeram sentamos todos no chão em forma de um grande círculo e cada criança começou a contar um pouco de si. Após apresentarem os nomes e seus significados colamos em um cartaz e fizemos a seguuinte divisão:
Nomes com inspiração religiosa e nomes sem inspiração religiosa, confira como ficou.
 


7 comentários:

  1. Que bom que gostou, fico muito feliz em realizar este trabalho na disciplina de Ensino Religioso. Obrigada e abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que faria com meus pequeninos sem suas ideias, você é uma das poucas fontes de ideias pra aula com os pequenos na área de ensino religioso que realmente foca nos temas da BNCC de forma neutra...
    Tem sido uma inspiração pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luizinho Timão, amo dar aula para os pequenos, é onde me acho, fui alfabetizadora por 18 anos e gosto muito mesmo, de preparar aulas para esta faixa etária,!!!!!

      Excluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!