Lembrando os alunos como as crianças do Judaísmo e do Islamismo realizam a prática religiosa levei para os alunos a seguinte "música":
.Umbanda:
1ª aula: Apresentei aos alunos a “música”
Saudação ao Anjo da guarda, em cartaz para que pudéssemos fazer a leitura
apontada e também para que pudéssemos ouvir. Conversamos sobre o que ela dizia
e o que os anjos fazem. Após esta conversa os alunos ilustraram no caderno de
que forma os anjos podem proteger, guardar, ajudar uma pessoa.
Como brilha bonito
O anjo que está em mim
Como brilha bonito
O anjo que está em mim
Se Oxalá permitir
Que venha meu Anjo
Me guarde meu Anjo
Me abençoe meu Anjo
Meu Anjo da Guarda
Me guarde meu Anjo
Me abençoe meu Anjo
Meu anjo luz
OBS: Para esclarecer se houver alguma dúvida sobre
o que diz a letra do ponto a respeito dos anjos:
Para tradição
evangélica: Salmo 91: 11 Porque
aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus
caminhos. 12 Eles te susterão nas suas mãos, para que não
tropeces em alguma pedra.
http://www.reflexoesevangelicas.com.br/2012/06/anjo-da-guarda-existe-e-biblico.html
Para
o Islamismo: Na visão islâmica de mundo, eles não
são anjos caídos: eles não são divididos em anjos ‘bons’ e ‘maus’. Os
seres humanos não se tornam anjos após a morte. Satanás não é um anjo
caído, mas um dos jinn, uma criação de Deus paralela aos
seres humanos e anjos.
Os anjos foram hierarquias e ordens cósmicas diferentes no sentido de que eles são de diferentes tamanhos, condições e méritos.
O
mais importante de todos é Gabriel. O Profeta do Islã o viu em sua forma
original. Os que servem o Trono de Deus estão entre os anjos mais
importantes. Eles amam os crentes e suplicam a Deus para perdoar seus
pecados. Eles carregam o Trono de Deus, e sobre eles o Profeta Muhammad,
que Deus o exalte, disse:
“Eu
recebi permissão para falar sobre um dos anjos de Deus que carrega o
Trono. A distância entre os lóbulos de suas orelhas e seus ombros é
equivalente a uma viagem de setecentos anos.” (Abu Daud)
Eles
não comem ou bebem. Os anjos não se entediam ou cansam de adorar a Deus:
“Eles
celebram os Seus louvores noite e dia, e nunca esmorecem.” (Alcorão 21:20)
http://www.islamreligion.com/pt/articles/41/
Para
os cristãos: A palavra “anjo” vem do hebraico mal´āk e do grego ángelos e
significa “mensageiro”. Eles são seres espirituais que Deus criou acima da
humanidade, alguns dos quais permanecem obedientes a Deus e realizam a Sua
vontade, enquanto outros desobedeceram, perderam sua condição santa e agora se
opõem à Sua obra.
Os
anjos são seres espirituais (Hb 1.14; Ef 6.12), imortais (Lc 20.36), numerosos
(Dt 33.2; Sl 68.17; Mt 26.53; Lc 2.13; Hb 12.22; Ap 5.11), poderosos e velozes
(Sl 103.20; Dn 9.21) e não se casam (Mt 22.30)
Conversar com os alunos e solicitar que façam
segundo o que acabaram de ouvir, como é este anjo e onde ele está.
Para conhecerem mais contei o mito dos Ibeji, como eles foram transformados em estátua.
3ª aula: Realizei a contação do mito: Os
Ibejis salvam a cidade e encontram água. Após a leitura em sala de aula com os
1º e 2º anos realizamos a dramatização de como tudo aconteceu. Fizemos grupos
para que o mito fosse encenado por todos. Os alunos do 3º ano receberam uma
imagem dos Ibejis para pintar e completar a cena de acordo com o mito.
Cada um fez em seu caderno uma ilustração sobre o mito.
http://www.caminhandocomosol.com.br/ibejis.htm |
Com este mito realizamos a dramatização.
O 3º ano realizou a atividade de um caça palavras com as principais palavras que juntos elencamos serem importantes no mito.
Imagem para montar a cena do mito. |
Após assistirem elencamos os elementos
utilizados para este rito, pessoas que participaram, que roupa foram
utilizadas, quem celebrou e onde foi
realizado.
O 2º ano procurou em um caça-palavras os
nomes dos símbolos e ilustrou e o 3º ano de acordo com o significado de cada um
completou a cruzadinha. Teve lição de casa, uma pesquisa onde os familiares
deveriam responder:
Em sua tradição religiosa há a prática do
batismo?
A partir de que idade o batismo acontece?
Onde ele é realizado?
Que pessoa é responsável por esta cerimônia?
Que elementos (símbolos) são utilizados?
Caça palavras do 2º ano. |
Cruzadinha dos símbolos e seus significados, 3º ano. |
6ª aula: Para finalizar os alunos
apresentaram as suas respostas e no 1º e 2º anos realizamos a escrita de uma
frase coletiva para representar as
respostas. No 3º ano realizamos a escrita de um pequeno texto coletivo.
Os alunos do 2º e 3º ano quiseram também mostrar como foi o batizado em suas tradições religiosas, trazendo para a sala de aula roupas, batistérios, símbolos.
Que bom descobrir esta página, Professora. Fico feliz em descobrir como está adiantado o Ensino Religioso aí em sua escola. Aqui em Morrinhos, Goiás, ainda não estamos avançados assim, mas tentando introduzir os conhecimentos religiosos e a pluralidade religiosa como área de conhecimento. Algumas resistências.
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