21 de abril de 2015

BLOG É REFERÊNCIA EM ENSINO RELIGIOSO

Na edição do número 33 do Jornal O Transcendente  - Um jornal sobre Cultura e Religião (maio-junho/2015) ,o blog Ensino Religioso em sala de aula teve uma página em destaque. 

 Em conversa com o editor do jornal, Luís Henrique, ele fez uma busca em sites da internet para verificar como o componente curricular de Ensino Religioso estava sendo apresentado  e trabalhado com alunos e acabou chegando até mim. 


Realizei uma entrevista contando como surgiu o blog, qual a sua finalidade e como faço para alimentá-lo. Hoje, o blog está próximo dos 90.000 acessos e isso se dá ao trabalho sério que realizo no Ensino Religioso.  Levar o Ensino Religioso aos alunos é mostrar a cultura das religiões, o fenômeno religioso e o sagrado. Mostrar que é possível sim um trabalhos com as 4 matrizes religiosas sem que haja proselitismo ou omissão de alguma das matrizes.
o tema desta edição é: Religião e mídia: encontros e desencontros, segundo Luís Henrique

"...a utilização de tais meios tem facilitado a aproximação entre pessoas que partilham de uma mesma fé, por outro lado, esses mesmos recursos - por assim dizer, midiáticos - têm tanto promovido a distância entre pessoas de uma mesma convicção religiosa como entre pessoas de religiões diferente...




Felizmente, há outras experiências que, ao contrário, revelam o quanto o uso de recursos e tecnologias de comunicação pode ser essencial para a vida das comunidades religiosas... comunicar gratuitamente os frutos que essa experiência produz na vida das pessoas tem muito mais significado, na medida em que contribui para intensificar essa mesma abertura e aproximação entre as pessoas."

O Jornal - O Transcendente é um excelente subsídio para o trabalho em sala de aula, os textos de aprofundamento, as sugestões de atividades e os temas abordados completam as aulas e somam com os muitos outros recursos utilizados. 
Agradeço a equipe do jornal por ter publicado e compartilhado o endereço do blog.

Um comentário:

  1. Seu blog está salvo nos meus favoritos desde o ano passado quando fiz o primeiro acesso. Desde então, minhas aulas têm sido enriquecidas com suas atividades, textos e sugestões. Meus alunos são do fundamental 2 e ainda assim suas aulas os atendem com perfeição. Só tenho a agradecer-te.

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!