Este ano resolvi dividir meus conteúdos e realizar minhas atividade por matriz e conteúdo.
Segue a sugestão para trabalhar com o 1º ano o conteúdo: Tradições Religiosas. Trabalhei com a essência das Tradições Religiosas. As atividades se deram através da matriz oriental, africana, ocidental e indígena.
Matriz Oriental: XINTOÍSMO
CONTEI PARA OS ALUNOS A SEGUINTE HISTÓRIA:
Era uma vez dois monges que
estavam passeando pelo jardim de um monastério taoísta. Um caramujo ia cruzando
o caminho, e um dos monges quase pisa nele sem querer, mas o outro
conseguiu impedi-lo a tempo. Agachou-se, pegou o bichinho e disse:
– Veja só, estivemos a ponto de
matar este caramujo. Ele representa uma vida e, através dela, um destino que
deve seguir seu caminho. É importante que sobreviva.
Delicadamente, voltou a colocar
o caramujo entre a relva.
– Seu irresponsável! – exclamou
indignado o outro monge. Salvando esse caramujo estúpido você está pondo em
risco todas as alfaces que o nosso jardineiro cultiva com tanto cuidado. Para
preservar sabe-se lá que vida, você pode destruir o trabalho de um dos nossos
irmãos!
Os dois ficaram discutindo sob
o olhar curioso de um terceiro monge que passava por ali. Como não chegavam a
um acordo, um deles acabou propondo:
– Vamos levar o caso ao grande
sacerdote. Ele será sábio o bastante para decidir qual de nós tem razão.
Os dois se dirigiram, então, ao
grande sacerdote, sempre acompanhados de perto pelo terceiro monge, intrigado
com o caso. O primeiro monge contou como havia salvado um caramujo e preservado
assim uma vida sagrada, que encerrava milhares de outras existências futuras ou
passadas. O sacerdote escutou, assentiu com a cabeça e disse:
– Você fez o que devia ser
feito. Agiu corretamente.
O segundo monge protestou:
– Como assim? Salvar um
caramujo devorador de saladas, devastador de verduras, é bom?Esse caramujo
tinha é que ser esmagado, para proteger a horta que nos dá todos os dias coisas
boas para comer.
O grande sacerdote assentiu com
a cabeça e disse:
– É verdade. Era o que
precisava ter sido feito. Você tem razão.
O terceiro monge, que havia
permanecido em silêncio até então, interveio:
– Mas, se os dois pontos de
vista são diametralmente opostos, como é possível que os dois tenham razão?
O grande sacerdote pousou
demoradamente o olhar sobre o terceiro monge, refletiu, assentiu com a cabeça e
disse:
– É verdade. Você também tem
razão.
Fonte: O caramujo
Depois da contação da história perguntei aos alunos:
- Como era o caramujo?
- O que acontece no início da história?
- O que o primeiro monge quis fazer?
- Qual foi a ideia do segundo monge?
- O que o terceiro monge sugeriu?
- Qual foi a solução para o caso?
- O que disse o sacerdote?
Quem vocês acham que estava certo?
Faça uma ilustração da história.
Com este texto pude mostrar aos alunos que cada um tem a sua opinião e tem que ser respeitada. A verdade é uma para cada um.
Mostrei de onde é a origem desta história: China e mostrei algumas imagens de uma pratica chinesa: a plantação de arroz.
https://chinavistos.com.br/agricultura-chinesa/
Falei que para os chineses plantar o seu alimento é algo muito importante, sagrado.
Perguntei de onde eles achavam que eu havia tirado a a história do caramujo e se eles conheciam histórias religiosas. Como lição de casa cada um levou a seguinte lição:
Com seus familiares você irá trazer para a próxima aula uma história religiosa que vocês conheçam, faça o registro através de desenho no caderno.
Quando os alunos trouxeram puderam compartilhar com os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!