Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


14 de junho de 2015

TRADIÇÕES RELIGIOSAS - 1º ANO XINTOÍSMO

Este ano resolvi dividir meus conteúdos e realizar minhas atividade por matriz e conteúdo.
Segue a sugestão para trabalhar com o 1º ano o conteúdo: Tradições Religiosas. Trabalhei com a essência das Tradições Religiosas. As atividades se deram através da matriz oriental, africana, ocidental e indígena.

Matriz Oriental: XINTOÍSMO

CONTEI PARA OS ALUNOS A SEGUINTE HISTÓRIA:

Era uma vez dois monges que estavam passeando pelo jardim de um monastério taoísta. Um caramujo ia cruzando o caminho, e um dos monges quase pisa nele sem querer, mas o outro  conseguiu impedi-lo a tempo. Agachou-se, pegou o bichinho e disse:
– Veja só, estivemos a ponto de matar este caramujo. Ele representa uma vida e, através dela, um destino que deve seguir seu caminho. É importante que sobreviva.
Delicadamente, voltou a colocar o caramujo entre a relva.
– Seu irresponsável! – exclamou indignado o outro monge. Salvando esse caramujo estúpido você está pondo em risco todas as alfaces que o nosso jardineiro cultiva com tanto cuidado. Para preservar sabe-se lá que vida, você pode destruir o trabalho de um dos nossos irmãos!
Os dois ficaram discutindo sob o olhar curioso de um terceiro monge que passava por ali. Como não chegavam a um acordo, um deles acabou propondo:
– Vamos levar o caso ao grande sacerdote. Ele será sábio o bastante para decidir qual de nós tem razão.
Os dois se dirigiram, então, ao grande sacerdote, sempre acompanhados de perto pelo terceiro monge, intrigado com o caso. O primeiro monge contou como havia salvado um caramujo e preservado assim uma vida sagrada, que encerrava milhares de outras existências futuras ou passadas. O sacerdote escutou, assentiu com a cabeça e disse:
– Você fez o que devia ser feito. Agiu corretamente.
O segundo monge protestou:
– Como assim? Salvar um caramujo devorador de saladas, devastador de verduras, é bom?Esse caramujo tinha é que ser esmagado, para proteger a horta que nos dá todos os dias coisas boas para comer.
O grande sacerdote assentiu com a cabeça e disse:
– É verdade. Era o que precisava ter sido feito. Você tem razão.
O terceiro monge, que havia permanecido em silêncio até então, interveio:
– Mas, se os dois pontos de vista são diametralmente opostos, como é possível que os dois tenham razão?
O grande sacerdote pousou demoradamente o olhar sobre o terceiro monge, refletiu, assentiu com a cabeça e disse:
– É verdade. Você também tem razão.

Fonte: O caramujo

Depois da contação da história perguntei aos alunos:
- Como era o caramujo?
- O que acontece no início da história?
- O que o primeiro monge quis fazer?
- Qual foi a ideia do segundo monge?
- O que o terceiro monge sugeriu?
- Qual foi a solução para o caso?
- O que disse o sacerdote?

Quem vocês acham que estava certo?

Faça uma ilustração da história.

Com este texto pude mostrar aos alunos que cada um tem a sua opinião e tem que ser respeitada. A verdade é uma para cada um. 

Mostrei de onde é a origem desta história: China e mostrei algumas imagens de uma pratica chinesa: a plantação de arroz.


Falei que para os chineses plantar o seu alimento é algo muito importante, sagrado.

Perguntei  de onde eles achavam que eu havia tirado a a história do caramujo e se eles conheciam histórias religiosas. Como lição de casa cada um levou a seguinte lição:

Com seus familiares você irá trazer para a próxima aula uma história religiosa que vocês conheçam, faça o registro através de desenho no caderno.

Quando os alunos trouxeram puderam compartilhar com os colegas.



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