10 de agosto de 2016

RITOS FÚNEBRES DE ALGUNS POVOS INDÍGENAS

Rituais funerários indígenas

O rito e os rituais de morte acontecem em todas as práticas religiosas. 
O ritual da vida para a morte, em muitas culturas e sociedades, é uma passagem de 'parte da pessoa'. “De um modo geral, as diversidades no ritual funerário estão relacionadas ao sexo, idade, prestígio, clã ou metade a que pertencia o morto, motivo e local da morte”, explica.
Na pesquisa de mestrado intitulada 'Práticas Funerárias das Populações Pré-Coloniais', Deise faz um levantamento da etnografia sobre os povos indígenas e como eles se relacionavam com a morte. “Fiz um levantamento bibliográfico o que ajudou a construir uma metodologia para tratar sobre os vestígios arqueológicos. A etnografia dos grupos atuais sobre a variedade de práticas funerárias é muito grande. Não podemos pensar como os indígenas lidam com a morte, e, sim, como vários grupos encaram a morte. Cada grupo tem uma relação e uma maneira de sepultar seus mortos” observa. 
Durante a pesquisa, a antropóloga destaca que as manifestações dos rituais funerários variam, de grupo para grupo, como por exemplo, a dos Yanomamis. "Quando tem a morte de alguém, após um certo tempo quando só restam os mortos eles transformam os ossos em pó e então é cozido em uma espécie de mingau de banana e consumido pela população indígena. O enterramento dos ossos não acontece", destaca.


Quer saber mais? Acesse: http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/cidades/contexto-da-morte-sobre-olhar-indigena-da-amazonia/


OBS: Este texto tem como função subsidiar o aprofundamento teórico do/a docente. Ele auxiliará o processo de pesquisa. A informação que não se sabe e precisa saber.  O mesmo não tem uma linguagem adequada para ser utilizado com os estudantes do 1º ao 5º anos.
Devemos lembrar que os textos utilizados em sala de aula, com os nossos estudantes devem ter linguagem própria de acordo com a faixa etária, o ano trabalhado e para cada conteúdo abordado.  
O texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!