Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


1 de maio de 2017

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - 2º ANO - LUGARES SAGRADOS

LUGARES SAGRADOS


Contribuição: Brígida Karina Liechocki Nogueira da Silva (Equipe pedagógica da ASSINTEC)TURMA: 2º ANO

Conteúdo: Lugares Sagrados (naturais e construídos) da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.

·      Objetivo Geral: Reconhecer e identificar o Fenômeno Religioso na perspectiva da diversidade cultural religiosa, contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental.

·      Objetivo Específico: Identificar a diversidade de lugares sagrados existentes no contexto onde
vive.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

1)    Fazer os mesmos encaminhamentos do 1º ano:

- a história do avental sobre os quatro personagens;
- a explicação e reflexão sobre as palavras diferentes que apareceram no texto;
- perguntar aos alunos se conhecem lugares sagrados parecidos com os que aparecem na história e/ou quais lugares sagrados conhecem na sua comunidade, cidade ou já viu em algum outro local (na televisão, em algum livro ou revista, em uma viagem, etc.)


Acesse para conhecer a história: HISTÓRIA DOS LUGARES SAGRADOS

2)    Colar os personagens no quadro-de-giz e listar abaixo de cada um deles seus respectivos nomes, religião, lugar sagrado e líder religioso, conforme a resposta dos alunos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário