8 de agosto de 2021

Sentimentos, lembranças e memórias - 1º ano

Segue uma sugestão para trabalhar o conteúdo: Sentimentos, lembranças e memórias na matriz indígena.

Objetivo:  Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

1 - Iniciar com o seguinte vídeo: 


Sinopse do vídeo: As crianças frequentemente se deparam com o medo em seu mundo imaginário e cotidiano. O reconhecimento e a superação de seus temores são uma parte importante de seu desenvolvimento. Com delicadeza, humor e ludicidade, a série Que Medo! utiliza-se da linguagem da animação para abordar essas questões.


Após assistir ao vídeo conversar com os estudantes que sobre como é o dia-a-dia de Aquitã, a coragem, é esperto, mas a noite ele tem medo: medo do escuro.

Como Aquitã resolveu acabar com o escuro?
Que formas ele utilizou?
Ele conseguiu acabar com o seu medo?
Como?

Mesmo tendo medo do escuro, Aquitã percebeu que a noite é importante, você sabe porquê?

"Ter uma noite de sono tranquila representa metade do caminho para se adquirir uma boa qualidade de vida, mas por que é tão importante dormir bem? Durante o ciclo do sono ocorrem várias fases diferentes, desde o sono mais leve até o repouso profundo. (...) De fato, dormir bem é essencial para a saúde, pois além de ser uma das formas de obter melhor qualidade de vida, auxilia na recuperação da energia física para acordar disposto para um novo dia".

É possivel falar sobre a importância da noite para os estudantes e que não é necessário ter medo.

Entregar a seguinte imagem do Aquitã e solicitar que os estudantes ilustrem nos balõezinhos quais os sentimentos que apareceram no dia-a-dia do pequeno curumim.


Após realizar a atividade os estudantes poderão falar, ilustrar imagens do que tem medo e a/o professor/a poderá fazer um cartaz juntamente com a imagem do Aquitã.


OBSERVAÇÃO: no vídeo são utilizados os termos indiozinho e tribo, é importante conversar com os estudantes sobre a forma utilizada e passar a utilizar os termos INDÍGENA e POVO ou ALDEIA

É possível trabalha esse vídeo: o Mito, como surgiu a noite: 


Como Nasceu A Noite

No início de tudo, era dia o tempo todo. A noite ficava guardada dentro de um caroço de Tucumã, protegido por Boiúna - a cobra grande - no fundo de um rio. Um dia, a filha da cobra grande, uma linda indiazinha, se casou. Ela disse ao seu marido que só dormiriam juntos quando fosse noite e ele, junto com um amigo, foi até o fundo do rio buscar o caroço. A cobra grande os alertou que não abrissem o caroço no caminho, mas o amigo, curioso, abriu e, imediatamente, fez-se noite. A filha de Boiúna, então, vendo aquela confusão, onde os animais do dia e da noite faziam seus sons todos ao mesmo tempo, cantou uma canção em que separava as criaturas do dia e da noite. A partir deste dia, surgiu a noite, que era anunciada pela coruja, o pássaro inambu.

Ou ainda esse vídeo:


Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!