12 de maio de 2022

Mitos nas tradições religiosas e Narrativas religiosas - matriz ocidental

  Objeto de conhecimento/conteúdo:  Mitos nas tradições religiosas e Narrativas religiosas.

Habilidades/objetivo:  

• Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas, contemplando as quatro matrizes. 

• Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte), contemplando as quatro matrizes.

• Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória, nas quatro matrizes. 

 • Conhecer a função e a importância da temporalidade sagrada e diferentes formas de medição do tempo nas organizações religiosas das quatro matrizes.

        Nesse trimestre estou trabalhando com esse mito/narrativa religiosa com os estudantes do 5º ano. Num primeiro momento apresentei o seguinte texto para os estudantes:

Pintamos as informações importantes e conversamos sobre a importância do calendário em nossa vida, logo em seguida refletimos sobre os feriados existentes e chegamos a conclusão que alguns desses feriados nacional também são feriados em muitos países e que os mesmos estão ligados a religião. 

Os estudantes ficaram responsáveis por pesquisar que outras datas religiosas existem e que não aparecem no calendário "oficial".

Essas foram algumas das respostas:

02/02 - Dia de Iemanjá
08/04 - Comemoração do nascimento de Buda

Eu acabei trazendo mais algumas datas importantes em algumas religiões:
12/11 - Nascimento de Bahá'u'lláh
18/08 - Aniversário de Krishna - esse ano será nessa data

Os povos indígenas têm uma maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio. Observe um calendário criado por alguns professores indígenas. Ele mostra como os povos que vivem no Parque Indígena do Xingu associam a passagem do tempo aos fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas.

Mostrei esse calendário indígena

Em seguida trabalhamos o seguinte texto que é de uma narrativa religiosa:


Conversamos sobre o texto e cada um ganhou esse quebra-cabeça que representa a cena ocorrida. 
Todos comemoram o natal?
O que as pessoas que não comemoram fazem nessa data?
Se esse foi um acontecimento que marcou o mundo e foi o grande influenciador na criação do calendário, como as religiões que não comemoram o natal seguem o calendário?
Nosso calendário é solar, existe outra forma de contar o tempo? Sim, através do calendário lunar.
Será que estamos em 2022 mesmo? 

Cada estudante montou esse quebra-cabeça em seu caderno - ainda não tirei foto.

E para finalizar montamos 4 quebra-cabeças coletivos onde é possível verificar que esse acontecimento do nascimento de Jesus é retratado por diversos pintores e está presente também nos vitrais da igrejas.











Seguem as imagens dos demais quebra-cabeças:




LINK PARA DOWNLOAD DOS 3 QUEBRA-CABEÇAShttps://1drv.ms/u/s!Aj8p85TOZfmNgvFZZsPlIYbwPznNLg?e=GngKKv



Agradeço de 💓 a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello ou Blog Ensino Religioso em sala de aula. 

2 comentários:

  1. Bom dia, você pode me enviar os arquivos dos outros quebra cabeça. Desde já eu agradeço.

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    Respostas
    1. Olá Juliana, coloquei as imagens e o link dos quebra-cabeças para que possa baixar. Para imprimir em tamanho maior é necessário ampliar a imagem.

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