23 de novembro de 2022

ATIVIDADE MATRIZ ORIENTAL - 1º ANO - IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA

Competência geral da BNCC: Empatia e cooperação

        Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 Competência específica do Ensino Religioso:
O eu, o outro e o nós
• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Imanência e transcendência:
• Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
• Valorizar a diversidade de formas de vida.
 
Iniciamos nossas atividades com o vídeo:
 
* Conversamos sobre o local da história, quem já foi ao zoológico?
* O que viram lá? Qual a função desse espaço?
* Que animais apareceram nessa história?

Personagens que fizeram parte da história 

 
Após essa conversa trabalhei com essa última imagem da história onde Lucy diz:
“QUE PASSEIO LINDO!!! CONHECEMOS MUITOS ANIMAIS E VEJAM SÓ, CADA SER VIVO E NÃO VIVO TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MUNDO! CADA ÁRVORE, FLOR, INSETO TEM A SUA IMPORTÂNCIA!!”


Para trabalhar a habilidade/objetivo a ser atingido conversamos sobre as diferentes formas de vida que cada um conhece, fizemos um desenho no caderno e em seguida separei os personagens: Ioko, Anahí, João e Samuel. Apresentei um vídeo que mostra a importância de cuidar até dos pequenos seres vivos:




Com base nesse vídeo vimos que a preocupação das formigas é algo realizado e sinalizado na entrada do templo. Conversamos sobre a importância das formigas e fizemos uma atividade onde os estudantes tinham que ilustrar essa preocupação na conservação da natureza.


Análise sobre vídeo do Templo Budista:

 Quem é a personagem da nossa história que vai ao Templo Budista?

Como você chegou a essa conclusão? 


O que foi possível observar no vídeo?

Vocês já foram ao Templo Budista?

Alguma parte do vídeo chamou a atenção de vocês?

Vou parar nessa parte e gostaria de saber qual a opinião de vocês.

                       

Após a conversa os estudantes realizaram a seguinte atividade:


Informações apresentadas aos estudantes sobre a importância das formigas.

Quando o assunto é formiga, os benefícios são maiores que os prejuízos. Esses pequenos insetos sociais possuem uma importância fundamental em nossas vidas. Formigas predadoras estão entre as principais controladoras de insetos herbívoros no mundo. Isso significa que, na ausência delas, as populações de artrópodes que se alimentam de plantas cresceriam tanto que florestas e plantações seriam devastadas. Ou seja: as formigas estão mais para controladoras de pragas do que para pragas em si. 

Essa relação entre plantas e formigas também envolve a dispersão de sementes. Sendo assim, esses insetos ajudam na reprodução de diversas espécies vegetais – seja na natureza, seja nas cidades. Além disso, elas fazem um bem danado para a terra, pois a escavação de seus ninhos aumenta a concentração de nutrientes e água no solo.  

Leia mais em: https://super.abril.com.br/coluna/bzzzzzz/as-formigas-nao-sao-pragas-sao-aliadas-e-pecas-fundamentais-da-natureza/


CONTEÚDO TRABALHADO NAS DEMAIS MATRIZES RELIGIOSAS:

Imanência e transcendência nas matriz indígena: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_23.html

Imanência e transcendência nas matriz ocidental: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_40.html

Imanência e transcendência nas matriz africana: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_66.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!