O eu, o outro e o nós
• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Imanência e transcendência:
• Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
• Valorizar a diversidade de formas de vida.
* O que viram lá? Qual a função desse espaço?
* Que animais apareceram nessa história?
“QUE PASSEIO LINDO!!! CONHECEMOS MUITOS ANIMAIS E VEJAM SÓ, CADA SER VIVO E NÃO VIVO TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MUNDO! CADA ÁRVORE, FLOR, INSETO TEM A SUA IMPORTÂNCIA!!”
Para
trabalhar a habilidade/objetivo a ser atingido conversamos sobre as diferentes
formas de vida que cada um conhece, fizemos um desenho no caderno e em seguida
separei os personagens: Ioko, Anahí, João e Samuel. Apresentei um vídeo que
mostra a importância de cuidar até dos pequenos seres vivos:
Análise
sobre vídeo do Templo Budista:
Como você chegou a essa conclusão?
O
que foi possível observar no vídeo?
Vocês
já foram ao Templo Budista?
Alguma parte do vídeo chamou a atenção de vocês?
Vou
parar nessa parte e gostaria de saber qual a opinião de vocês.
Após
a conversa os estudantes realizaram a seguinte atividade:
Quando
o assunto é formiga, os benefícios são maiores que os prejuízos. Esses pequenos
insetos sociais possuem uma importância fundamental em nossas vidas. Formigas
predadoras estão entre as principais controladoras de insetos herbívoros no
mundo. Isso significa que, na ausência delas, as populações de artrópodes que
se alimentam de plantas cresceriam tanto que florestas e plantações seriam
devastadas. Ou seja: as formigas estão mais para controladoras de pragas do que
para pragas em si.
Essa
relação entre plantas e formigas também envolve a dispersão de sementes. Sendo
assim, esses insetos ajudam na reprodução de diversas espécies vegetais – seja
na natureza, seja nas cidades. Além disso, elas fazem um bem danado para a
terra, pois a escavação de seus ninhos aumenta a concentração de nutrientes e
água no solo.
CONTEÚDO TRABALHADO NAS DEMAIS MATRIZES RELIGIOSAS:
Imanência
e transcendência nas matriz indígena: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_23.html
Imanência e transcendência nas matriz ocidental: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_40.html
Imanência e transcendência nas matriz africana: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_66.html
Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!