23 de novembro de 2022

ATIVIDADE MATRIZ OCIDENTAL - 1º ANO - IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA

  Competência geral da BNCC: Empatia e cooperação

        Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 Competência específica do Ensino Religioso:
O eu, o outro e o nós
• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Imanência e transcendência:
• Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
• Valorizar a diversidade de formas de vida.
 
Iniciamos nossas atividades com o vídeo:
 
* Conversamos sobre o local da história, quem já foi ao zoológico?
* O que viram lá? Qual a função desse espaço?
* Que animais apareceram nessa história?

Personagens que fizeram parte da história 

 
Após essa conversa trabalhei com essa última imagem da história onde Lucy diz:
“QUE PASSEIO LINDO!!! CONHECEMOS MUITOS ANIMAIS E VEJAM SÓ, CADA SER VIVO E NÃO VIVO TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MUNDO! CADA ÁRVORE, FLOR, INSETO TEM A SUA IMPORTÂNCIA!!”


Para trabalhar a habilidade/objetivo a ser atingido conversamos sobre as diferentes formas de vida que cada um conhece, fizemos um desenho no caderno e em seguida separei os personagens: Ioko, Anahí, João e Samuel. 

E para finalizarmos apresentei o seguinte texto:

 26 ENTÃO DISSE DEUS: "FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM, CONFORME A NOSSA SEMELHANÇA. DOMINE ELE SOBRE OS PEIXES DO MAR, SOBRE AS AVES DO CÉU, SOBRE OS GRANDES ANIMAIS DE TODA A TERRA E SOBRE TODOS OS PEQUENOS ANIMAIS QUE SE MOVEM RENTE AO CHÃO".

30 E DOU TODOS OS VEGETAIS COMO ALIMENTO A TUDO O QUE TEM EM SI FÔLEGO DE VIDA: A TODOS OS GRAN¬DES ANIMAIS DA TERRA, A TODAS AS AVES DO CÉU E A TODAS AS CRIATURAS QUE SE MOVEM RENTE AO CHÃO". E ASSIM FOI.

Quem é a personagem da nossa história que ainda não apareceu?


De onde foi retirado esse texto? 

O que ele fala sobre as plantas e os animais?

Qual o significado da palavra DOMINE?

Por que será que Deus deu ao homem as aves do céu, os animais grandes, animais pequenos, os vegetais como alimento e todas as criaturas que se movem?

Em seguida os estudantes ilustraram os versículos bíblicos.

 O professor pode fazer esse texto em um cartaz e conversar com os estudantes sobre as palavras que estão em destaque. Então após a reflexão sobre esse pequeno trecho os estudantes poderiam desenhar o que o texto está mostrando ou em como cada um pode ajudar a cuidar dos animais, vegetais, enfim cuidar do planeta onde moramos.


Ao finalizar esse conteúdo foi possível refletir com os estudantes a importância de cada ser vivo no planeta e que todos somos responsáveis por cuidar e preservar o meio ambiente para que as futura gerações de seres vivos possam existir.  

CONTEÚDO TRABALHADO NAS DEMAIS MATRIZES RELIGIOSAS:

Imanência e transcendência nas matriz indígena: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_23.html

Imanência e transcendência nas matriz africana: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_66.html

Imanência e transcendência nas matriz oriental: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e.html


Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!