23 de novembro de 2022

ATIVIDADE MATRIZ AFRICANA - 1º ANO - IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA

 Competência geral da BNCC: Empatia e cooperação

        Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 Competência específica do Ensino Religioso:
O eu, o outro e o nós
• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Imanência e transcendência:
• Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
• Valorizar a diversidade de formas de vida.
 
Iniciamos nossas atividades com o vídeo:
 
* Conversamos sobre o local da história, quem já foi ao zoológico?
* O que viram lá? Qual a função desse espaço?
* Que animais apareceram nessa história?

Personagens que fizeram parte da história 

 
Após essa conversa trabalhei com essa última imagem da história onde Lucy diz:
“QUE PASSEIO LINDO!!! CONHECEMOS MUITOS ANIMAIS E VEJAM SÓ, CADA SER VIVO E NÃO VIVO TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MUNDO! CADA ÁRVORE, FLOR, INSETO TEM A SUA IMPORTÂNCIA!!”


Para trabalhar a habilidade/objetivo a ser atingido conversamos sobre as diferentes formas de vida que cada um conhece, fizemos um desenho no caderno e em seguida separei os personagens: Ioko, Anahí, João e Samuel. 

Análise sobre os vídeos de Iemanjá e Ossae:




v  Quem é a personagem da nossa história que vai ao Terreiro?

v  Como você chegou a essa conclusão? 

v  O que foi possível observar nos vídeos?

v  Vocês conhecem alguma planta que faz bem a saúde?

v  Alguém aqui já foi para à praia? Qual a importância do mar em nossa vida?

v  De que é composta a nossa alimentação ?

v  Os estudantes trouxeram suas experiências em relação às vezes em que foram com a família para a praia e também quando utilizaram “chazinhos” em casa.


Logo em seguida conversamos sobre os seres vivos que existem no mar e sua importância para nós seres humanos. 

As algas marinhas são organismos fotossintetizantes, vivem predominantemente em ambiente aquático (oceanos) e contribuem significativamente para a produção de oxigênio disponível. ” 


Os estudantes receberam uma imagem de Iemanjá e representaram o fundo mar:


Após conhecer Iemanjá a protetora do mar, os estudantes conheceram também a importância das plantas assistindo o vídeo sobre Ossain, fizemos uma reflexão sobre as plantas abordadas no vídeo e em seguida levei para sala de aula algumas imagens de ervas medicinais, como: boldo, capim limão, camomila e maracujá.

Os estudantes também puderam contribuir contando sobre que plantas conhecem que auxiliam ou servem como “remedinho” para o ser humano.

Conversamos sobre os benefícios dessas plantas para o ser humano e que outras plantas existem que auxiliam para a sobrevivência do ser humano e de outros animais, relembramos as duas matrizes já trabalhadas.

Os estudantes ganharam uma imagem de Ossain e o colocaram no espaço onde é encontrada a sua energia.


CONTEÚDO TRABALHADO NAS DEMAIS MATRIZES RELIGIOSAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!