Competência geral da BNCC: Empatia e cooperação
O eu, o outro e o nós
• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Imanência e transcendência:
• Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
• Valorizar a diversidade de formas de vida.
* O que viram lá? Qual a função desse espaço?
* Que animais apareceram nessa história?
“QUE PASSEIO LINDO!!! CONHECEMOS MUITOS ANIMAIS E VEJAM SÓ, CADA SER VIVO E NÃO VIVO TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MUNDO! CADA ÁRVORE, FLOR, INSETO TEM A SUA IMPORTÂNCIA!!”
Para trabalhar a habilidade/objetivo a ser atingido conversamos sobre as diferentes formas de vida que cada um conhece, fizemos um desenho no caderno e em seguida separei os personagens: Ioko, Anahí, João e Samuel.
Análise
sobre os vídeos de Iemanjá e Ossae:
v Quem é a personagem da
nossa história que vai ao Terreiro?
v Como você chegou a essa
conclusão?
v O que foi possível
observar nos vídeos?
v Vocês conhecem alguma
planta que faz bem a saúde?
v Alguém aqui já foi para
à praia? Qual a importância do mar em nossa vida?
v De que é composta a nossa alimentação ?
v Os estudantes trouxeram
suas experiências em relação às vezes em que foram com a família para a praia e
também quando utilizaram “chazinhos” em casa.
Após conhecer Iemanjá a
protetora do mar, os estudantes conheceram também a importância das plantas
assistindo o vídeo sobre Ossain, fizemos uma reflexão sobre as plantas
abordadas no vídeo e em seguida levei para sala de aula algumas imagens de
ervas medicinais, como: boldo, capim limão, camomila e maracujá.
Os estudantes também puderam
contribuir contando sobre que plantas conhecem que auxiliam ou servem como
“remedinho” para o ser humano.
Conversamos sobre os
benefícios dessas plantas para o ser humano e que outras plantas existem que
auxiliam para a sobrevivência do ser humano e de outros animais, relembramos as
duas matrizes já trabalhadas.
Os estudantes ganharam uma
imagem de Ossain e o colocaram no espaço onde é encontrada a sua energia.
Imanência
e transcendência nas matriz indígena: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_23.html
Imanência e transcendência nas matriz ocidental: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_40.html
Imanência e transcendência nas matriz oriental: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e.html
Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!