Competência geral da BNCC: Empatia e cooperação
O eu, o outro e o nós
• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Imanência e transcendência:
• Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
• Valorizar a diversidade de formas de vida.
* O que viram lá? Qual a função desse espaço?
* Que animais apareceram nessa história?
“QUE PASSEIO LINDO!!! CONHECEMOS MUITOS ANIMAIS E VEJAM SÓ, CADA SER VIVO E NÃO VIVO TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MUNDO! CADA ÁRVORE, FLOR, INSETO TEM A SUA IMPORTÂNCIA!!”
Para trabalhar a habilidade/objetivo a ser atingido conversamos sobre as diferentes formas de vida que cada um conhece, fizemos um desenho no caderno e em seguida separei os personagens: Ioko, Anahí, João e Samuel.
Análise sobre o quebra-cabeça:
O
que foi possível observar nessas imagens? Que animais é possível ver?
Vocês
têm animais em casa?
Os animais que os indígenas estão segurando são importantes?
Eles
precisam de cuidados, qual é a opinião de vocês? Por quê?
Informações complementares sobre a relação do indígena com os animais:
...os bichos da floresta não fazem mal nem precisam ser afugentados. A relação com eles é ancestral e baseada no cuidado mútuo. “Elas sempre foram ensinadas que, sem natureza e animais, nada progride”, conta Josiane Tenetehar.
Nos territórios indígenas não há pets do jeito como vemos nas cidades. Os animais vivem soltos na floresta. E mesmo os que recebem cuidados de crianças ou adultos nas aldeias podem voltar para a mata. A relação com eles é de cuidado e de respeito, equilibrando a subsistência e o bem-viver. Em vez de cachorros e gatinhos, são araras, papagaios, jabutis, macacos e capivaras os companheiros de brincadeiras e afagos dos pequenos.
Essa conexão entre floresta, rios e ser humano equilibra o natural e o sagrado formando uma cosmologia própria de cada povo.
“Para nós, os animais têm espírito e tudo está ligado na nossa casa comum”
Após montarmos o quebra-cabeça contei para aos estudantes que muitos animais têm nome indígenas e que eles fazem parte de muitas de suas histórias “mitos”.
Imanência
e transcendência nas matriz ocidental: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_40.html
Imanência e transcendência nas matriz africana: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e_66.html
Imanência e transcendência nas matriz oriental: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/2022/11/competencia-geral-da-bncc-empatia-e.html
Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello.
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