Segundo a BNCC de Ensino Religioso:
Na unidade temática Crenças religiosas e filosofias de vida, são tratados aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, particularmente sobre mitos, ideia(s) de divindade(s), crenças e doutrinas religiosas, tradições orais e escritas, ideias de imortalidade, princípios e valores éticos.
No conjunto das crenças e doutrinas religiosas encontram-se ideias de imortalidade (ancestralidade, reencarnação, ressurreição, transmigração, entre outras), que são norteadoras do sentido da vida dos seus seguidores. Essas informações oferecem aos sujeitos referenciais tanto para a vida terrena quanto para o pós-morte, cuja finalidade é direcionar condutas individuais e sociais, por meio de códigos éticos e morais. Tais códigos, em geral, definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido. Esses princípios éticos e morais atuam como balizadores de comportamento, tanto nos ritos como na vida social.
Objetivos:
• Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos das quatro matrizes.
• Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro- brasileiras, entre outras.
• Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral das quatro matrizes.
Conteúdo:
• Ancestralidade e tradição oral.
Para iniciarmos nosso conteúdo foi feita a leitura da seguinte parte do Alcorão Sagrado:
INFORMAÇÕES PARA O/A PROFESSOR/A:
O Alcorão é a última Revelação de Deus (Allah). Ou seja, é a
mensagem definitiva do Criador para humanidade. É um livro que foi entregue ao
Profeta Muhammad (Maomé) por intermédio do anjo Gabriel. As palavras contidas
nele são sagradas para os muçulmanos, sendo as principais orientações
relacionadas à moral e à fé da religião islâmica.
A palavra “Alcorão” vem do árabe Al-Qur’an (القرآن) que, em
português, significa “a recitação”. Os primeiros versos do livro começaram a ser
revelados ao Profeta Muhammad no ano de 609 da Era Cristã e terminaram em
632, com a morte do Mensageiro de Deus.
Quando
estava com 40 anos de idade, o Profeta Muhammad tinha o hábito de se retirar da cidade de Meca,
onde vivia, para ir até uma gruta localizada no Jabal al-Nur, ou “Montanha da
Luz’’. Lá, ele costumava permanecer durante horas, meditando a respeito de
assuntos sobre espiritualidade.
Certa vez, durante uma noite no mês do Ramadan, o Profeta foi
surpreendido pela presença do anjo Gabriel, que o abraçou e ordenou: “Leia! ”
Mas o Mensageiro de Deus achava que não seria capaz e respondeu: “Eu não sei ler.
” A criatura celestial repetiu o comando duas vezes e, cada vez que Muhammad
dava a mesma resposta, ele era agarrado com mais força, até que, por fim, ele
foi solto e o primeiro
verso do Alcorão foi revelado.
Fonte: https://iqaraislam.com/alcorao-livro-sagrado-do-islamismo
Entregar a imagem de um muçulmano, os estudantes irão pintar e colocar no caderno. A professora irá solicitar que em um balãozinho de fala seja escrito a seguinte frase: Como surgiu o Texto Sagrado do Alcorão.
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/863565297270722344/?send=true
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