7 de abril de 2020

OBAX: E OS CONTEÚDOS DE ENSINO RELIGIOSO

Sugestões de encaminhamentos com o livro Obax:




Logo no início é possível abordar a divisão do trabalho, a função de homens e mulheres na aldeia e trazer essa contação de história para os habilidades de Ensino Religioso: 

(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.

(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.


Na página 10 tem o seguinte trecho: "As histórias, como contam os contadores na África, são saradas. Mas algumas invenções da Obax eram demais. Todos riram."

Que histórias são essas? 
Vamos encontrar na BNCC onde é possível trabalhar este livro? 

(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.


Após a leitura é possível levar para a sala de aula essas Histórias Sagradas, que no Ensino Religioso conhecemos como MITOS.



https://br.pinterest.com/pin/561894490988221149/

O elefante ao se transforma no Baobá, árvore sagrada na África mostra que é possível acontecer a tão sonhada chuva de flores da Obax, o que é possível trabalhar com este trecho e com esta imagem? 

Segue aqui o mito do Baobá: NUMA ÉPOCA EM QUE SE ADORAVA ÁRVORES…

Ele é o símbolo da conexão entre o céu e a terra, é um símbolo natural. Que habilidades podem ser trabalhadas?


(EF02ER05) Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.


Confeccionar com os estudantes o Baobá e questionar que outros símbolos existem na Umbanda e no Candomblé? Ou levar para a sala de aula alguns símbolos religiosos da matriz africana, como por exemplo: velas coloridas, caxixi, pemba, guias, mini atabaques enfim, os símbolos que a professora possuir e questionar os estudantes: o Baobá é um símbolo na África, temos no Brasil árvores como está, mas será que há outros símbolos das religiões da Umbanda e do Candomblé?





Você conhece esta história? 




Um comentário:

  1. Gostei muitíssimo das ideias aqui contidas, material muito rico!! Parabéns a autora.

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!