Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.
Práticas celebrativas, festas religiosas e lugares de peregrinação
OBJETIVO:
• Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas das quatro matrizes.
• Reconhecer as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades. • Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, contemplando as quatro matrizes. • Reconhecer locais de peregrinação existentes no Brasil.
CRITÉRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
• Reconhece as diferenças das práticas celebrativas nas quatro matrizes. • Identifica diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, reconhecendo que compõem as práticas celebrativas das diferentes religiões. • Reconhece alguns espaços de peregrinação, compreendendo sua função.
Nesse encaminhamento trabalhei com os três conteúdos de forma simultânea, visto que, na religião tudo acontece o tempo todo e junto. A separação é meramente pedagógica, para facilitar e para que o/a professor/a possa se organizar em seu planejamento.
Iniciamos o conteúdo após trabalharmos os Lugares Sagrados e realizamos a proposta de juntos embarcarmos em uma grande viagem – uma peregrinação.
Montamos uma lista do que seria necessário levar.
Em seguida os estudantes decifraram a seguinte mensagem: Afinal, o que é PEREGRINAR?
Após conhecermos o significado dessa palavra iniciamos a construção do Passaporte do Peregrino:
Capa do nosso passaporte, onde após a visualizarem imagens de peregrinos da internet, cada um se desenhou como quis.
Nosso passaporte era composto: Imagem do estudante peregrino, dados de identificação, ilustração do estudante, carimbo do polegar, lista dos itens a serem levados, Nome do local onde acontece a FESTA RELIGIOSA e a PRÁTICA RELIGIOSA.
Vamos procurar mais pistas? Então, o próximo lugar de peregrinação, festa religiosas e prática religiosa partiu de uma pista individual. cada estudante tinha que procurar no pátio da escola um pacotinho com o seu nome. Não poderia contar ao colega que acho o pacote dele e teria procurar somente o seu, cuidar para não perder o que tinha dentro.
Era um pequeno envelope com seis peças de quebra-cabeça. Ao abrirem na sala de aula tinham que montar a imagem e colar no caderno.
Após montar o quebra-cabeça cada estudante escreveu em seu caderno o nome do animal encontrado.
Para que pudéssemos entender um pouco mais sobre o que tinha essa ave com a nossa atividade do passaporte do peregrino, entreguei a eles um conjunto de sílabas:
De que Estado brasileiro estamos falando?
Em que local no mapa do Brasil está localizado esse Estado?
Vamos verificar as letra que compuseram o Estado do Pará (PA) e da Bahia (BA), como seria a sigla desse Estado?
Que relação tem o papagaio com esse Estado?
Muitos foram os palpite, como MA, MS, MG ou MT. Qual seria o Estado???
MARANHÃO - ______
MATO GROSSO DO SUL - _____
MINAS GERAIS - _____
MATO GROSSO - _____
Analisamos as hipóteses, alguns estudantes sabiam a sigla de alguns dos estados, outros "chutaram" algumas das respostas, mas após algumas tentativas chegamos as respostas corretas.
As sílabas foram coladas no caderno e assim como o mapa do Brasil do cartaz cada estudante tinha o seu no caderno e a cada estado descoberto o mesmo também era pintado no mapa do caderno.
Passei o seguinte vídeo sobre o papagaio:
Assistimos aos dois vídeos sobre qual a relação do estado do Mato Grosso e a imagem do papagaio?
SEGUE UM VÍDEO PARA QUE O/A PROFESSOR/A CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESSA PRÁTICA DO POVO KAMAYURÁ
Tirei as informações que precisava desse vídeo.
Para que pudéssemos completar nosso mapa do Brasil e o passaporte, os estudante tinham que procurar algumas pistas embaixo de algumas cadeiras.
Essas imagens fizeram parte também dos dados do passaporte:
Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!