6 de fevereiro de 2023

PRÁTICAS CELEBRATIVAS, FESTAS RELIGIOSAS E LUGARES DE PEREGRINAÇÃO - MATRIZ OCIDENTAL

CONTEÚDO:

https://www.ciriodenazare.com.br/
img/logo/santa-2021.png?v=1

Práticas celebrativas, festas religiosas e lugares de peregrinação

OBJETIVO:

• Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas das quatro matrizes.
• Reconhecer as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.
• Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, contemplando as quatro matrizes.
• Reconhecer locais de peregrinação existentes no Brasil.

 CRITÉRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Reconhece as diferenças das práticas celebrativas nas quatro matrizes.
• Identifica diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, reconhecendo que compõem as práticas celebrativas das diferentes religiões.
• Reconhece alguns espaços de peregrinação, compreendendo sua função.

Nesse encaminhamento trabalhei com os três conteúdos de forma simultânea, visto que, na religião tudo acontece o tempo todo e junto. A separação é meramente pedagógica, para facilitar e para que o/a professor/a possa se organizar em seu planejamento. 

             Iniciamos o conteúdo após trabalharmos os Lugares Sagrados e realizamos a proposta de juntos embarcarmos em uma grande viagem – uma peregrinação.

Montamos uma lista do que seria necessário levar.

Em seguida os estudantes decifraram a seguinte mensagem: Afinal, o que é PEREGRINAR?


Após conhecermos o significado dessa palavra iniciamos a construção do Passaporte do Peregrino:


Capa do nosso passaporte, onde após a visualizarem imagens de peregrinos da internet, cada um se desenhou como quis.

















Nosso passaporte era composto: Imagem do estudante peregrino, dados de identificação, ilustração do estudante, carimbo do polegar, lista dos itens a serem levados, Nome do local onde acontece a FESTA RELIGIOSA e a PRÁTICA RELIGIOSA. 


Para iniciarmos nosso conteúdo levei os estudantes a uma caça aos tesouro pelo pátio da escola, eles teriam que procurar 4 pacotes com pistas:

Nesses pacotes eles encontraram:

Pacote 1: Peças de uma mapa
Pacote 2: Uma imagem
Pacote 3: Uma corda
Pacote 4: Imagem de uma festa
Pacote 5: Uma prática religiosa

Após encontrarem essas pistas, fomos para a sala de aula e lá analisamos cada uma delas, no pacote de pista 1 e 2 continham textos explicativos.

Deixamos as pistas sobre a mesa e fomos conhecendo uma a uma. Seguimos a ordem dos pacotes numerados.

Alguns estudantes se ofereceram para montar o quebra-cabeça do mapa. Em seguida colocamos as peças no quadro de giz e depois colamos no local correspondente no mapa do Brasil



Logo depois assistimos a um vídeo que mostrava como os elementos encontrados poderiam fazer parte da nossa peregrinação.


Conversamos sobre todos os aspectos possíveis de serem explorados no vídeo. 

A prática religiosa e a festa religiosa ficou muito bem explícita nesses dois vídeos apresentados, em seguida os estudantes fizeram as anotações no passaporte.



Nosso mapa ficou assim:


Essa ideia de um encaminhamento diferente foi uma adaptação do encaminhamento da professora Cristiane Méri.

Confira como esse encaminhamento foi realizado na
MATRIZ ORIENTAL:

MATRIZ AFRICANA:

MATRIZ INDÍGENA:

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!