Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.
Práticas
celebrativas, festas religiosas e lugares de peregrinação
OBJETIVO:
•
Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações,
festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições
religiosas das quatro matrizes. •
Reconhecer as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das
manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades. •
Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil,
contemplando as quatro matrizes. •
Reconhecer locais de peregrinação existentes no Brasil.
CRITÉRIO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
•
Reconhece as diferenças das práticas celebrativas nas quatro matrizes. •
Identifica diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil,
reconhecendo que compõem as práticas celebrativas das diferentes religiões. •
Reconhece alguns espaços de peregrinação, compreendendo sua função.
Nesse encaminhamento trabalhei com os três conteúdos de forma simultânea, visto que, na religião tudo acontece o tempo todo e junto. A separação é meramente pedagógica, para facilitar e para que o/a professor/a possa se organizar em seu planejamento.
Iniciamos o conteúdo após
trabalharmos os Lugares Sagrados e realizamos a proposta de juntos embarcarmos
em uma grande viagem – uma peregrinação.
Montamos
uma lista do que seria necessário levar.
Em seguida os estudantes decifraram a
seguinte mensagem: Afinal, o que é PEREGRINAR?
Após conhecermos o significado dessa palavra
iniciamos a construção do Passaporte do Peregrino:
Capa do nosso passaporte, onde após a visualizarem imagens de peregrinos da internet, cada um se desenhou como quis.
Nosso passaporte era composto: Imagem do estudante peregrino, dados de identificação, ilustração do estudante, carimbo do polegar, lista dos itens a serem levados, Nome do local onde acontece a FESTA RELIGIOSA e a PRÁTICA RELIGIOSA.
Para iniciarmos nosso conteúdo levei os estudantes a uma caça aos tesouro pelo pátio da escola, eles teriam que procurar 4 pacotes com pistas:
Nesses pacotes eles encontraram:
Pacote 1: Peças de uma mapa
Pacote 2: Uma imagem
Pacote 3: Uma corda
Pacote 4: Imagem de uma festa
Pacote 5: Uma prática religiosa
Após encontrarem essas pistas, fomos para a sala de aula e lá analisamos cada uma delas, no pacote de pista 1 e 2 continham textos explicativos.
Deixamos as pistas sobre a mesa e fomos conhecendo uma a uma. Seguimos a ordem dos pacotes numerados.
Alguns estudantes se ofereceram para montar o quebra-cabeça do mapa. Em seguida colocamos as peças no quadro de giz e depois colamos no local correspondente no mapa do Brasil
Logo depois assistimos a um vídeo que mostrava como os elementos encontrados poderiam fazer parte da nossa peregrinação.
Conversamos sobre todos os aspectos possíveis de serem explorados no vídeo.
A prática religiosa e a festa religiosa ficou muito bem explícita nesses dois vídeos apresentados, em seguida os estudantes fizeram as anotações no passaporte.
Nosso mapa ficou assim:
Essa ideia de um encaminhamento diferente foi uma adaptação do encaminhamento da professora Cristiane Méri.
Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello.
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