6 de fevereiro de 2023

PRÁTICAS CELEBRATIVAS, FESTAS RELIGIOSAS E LUGARES DE PEREGRINAÇÃO: MATRIZ AFRICANA

CONTEÚDO:

Práticas celebrativas, festas religiosas e lugares de peregrinação

OBJETIVO:

• Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas das quatro matrizes.
• Reconhecer as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.
• Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, contemplando as quatro matrizes.
• Reconhecer locais de peregrinação existentes no Brasil.

 CRITÉRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Reconhece as diferenças das práticas celebrativas nas quatro matrizes.
• Identifica diferentes tipos de festas religiosas populares no Brasil, reconhecendo que compõem as práticas celebrativas das diferentes religiões.
• Reconhece alguns espaços de peregrinação, compreendendo sua função.

Nesse encaminhamento trabalhei com os três conteúdos de forma simultânea, visto que, na religião tudo acontece o tempo todo e junto. A separação é meramente pedagógica, para facilitar e para que o/a professor/a possa se organizar em seu planejamento. 

             Iniciamos o conteúdo após trabalharmos os Lugares Sagrados e realizamos a proposta de juntos embarcarmos em uma grande viagem – uma peregrinação.

Montamos uma lista do que seria necessário levar.

Em seguida os estudantes decifraram a seguinte mensagem: Afinal, o que é PEREGRINAR?


Após conhecermos o significado dessa palavra iniciamos a construção do Passaporte do Peregrino:


Capa do nosso passaporte, onde após a visualizarem imagens de peregrinos da internet, cada um se desenhou como quis.

















Nosso passaporte era composto: Imagem do estudante peregrino, dados de identificação, ilustração do estudante, carimbo do polegar, lista dos itens a serem levados, Nome do local onde acontece a FESTA RELIGIOSA e a PRÁTICA RELIGIOSA. 


Após termos finalizado o conteúdo sobre a Festa e Peregrinação de Nossa Senhora do Círio de Nazaré, os estudantes queriam saber qual ser a próxima pista que eles teriam que procura e para onde iriam agora. 

Dessa vez cada estudante recebeu a orientação de procurar no pátio de trás da escola uma pacote com um número. Poderiam abrir o pacote mas deveriam cuidar para não perder.

Ao chegar na sala de aula cada um contou o que  havia dentro do seu pacote e logo perceberam que as imagens/peças eram numeradas.

Para que todos pudessem participar fiz um grande painel numerado com 28 peças.




As peças foram postas no cartaz numerado do 1 ao 28 de forma aleatória, quem quisesse pegava a sua peça falava o que continha nela e colava em cima do número do cartaz. A medida que iam colocando eu indagava sobre a imagem que estava aparecendo. 
Muitos diziam que era a imagem de uma santa mas, não entendiam o por que do barco ou algo parecido com um barco estar aparecendo. 

Após a montagem passei o seguinte vídeo para ajudá-los a entender que festa era e qual a prática religiosa realizada por seus adeptos. 


Esse é um vídeo grande em comparação ao tempo da aula de Ensino Religioso, então fiz alguns cortes: segue aqui os intervalos que corte - 

1º corte: 0'59'' até 1'15''
2º corte: 1'30 até 2'19''
3º corte: 3'16 até 3'42''

Que festa foi apresentado nesse vídeo?
Que prática religiosa é realizada?
Em que local do Brasil acontece essa festa?
É possível perceber que pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo saem de seus lares para participar dessa festa? (lembrando que aqui recorremos ao significado de PEREGRINAÇÃO da nossa atividade inicial).

Após conversarmos sobre, os estudantes receberam uma imagem do local de origem da Festa de Iemanjá e um pequeno triângulo para que pudessem colar no passaporte.


Para que pudéssemos encontrar o local dessa prática religiosa, mostrei o mapa do Estado da Bahia e  pedi para que um estudante encontrasse no mapa do Brasil onde estaria localizado a Bahia. Nosso mapa do Brasil ficou assim:


Os estudantes estavam empolgados e queriam saber qual o próximo local que seria conhecido por eles, que festa iriam aprender e que prática seria realizada pelos adeptos da religião.

Confira como esse encaminhamento foi realizado na
MATRIZ ORIENTAL:

MATRIZ INDÍGENA:

MATRIZ OCIDENTAL:

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello. 

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